A Terra está sobrecarregada por nossas pegadas de carbono?
Não obstante o fato de parecer um cenário até certo ponto distante de nós e, talvez nos lembre das grandes chaminés de fábricas no campo industrial, é importante lembrar que grande parte do que é produzido têm nossas mãos como destino final.
É necessário mudar nosso comportamento, mas para tal também necessitamos conhecer a pegada de carbono de tudo que produzimos e consumimos. Dessa forma, teremos condições de escolher marcas com pegadas menores e que estejam atreladas a projetos para reduzir o impacto no planeta. Caso não haja uma mudança, nossa pegada seguirá crescendo e a sobrecarga no planeta se dará muito antes do esperado
O Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day) é a data que registra quando as demandas por recursos naturais da Terra são excedidas, ou seja, usamos acima da capacidade de regeneração da natureza. Por esse motivo, usamos o termo biocapacidade ou, como já citado anteriormente, Pegada Ecológica.
Em 2020, dadas as paralisações em diversos setores por conta da pandemia covid-19, o dia em que se excedeu a capacidade de regeneração da Terra, ficou 24 dias mais distante em relação a 2019. A redução mais significativa foi a pegada de carbono, que foi reduzida em 14,5%, e a pegada de produtos florestais, cuja redução ficou em 8,4%
Mesmo com essa redução no impacto, ainda são necessários 1,6 planetas Terra para atender às necessidades do estilo de vida global. Os dados são oriundos dos cálculos da Global Footprint Network, uma organização de pesquisa independente, a qual se fundamenta em relatórios da Organização das Nações Unidas.
Em nossa próxima postagem vamos falar sobre a possibilidade ou não da neutralização de emissão de carbono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!