CNC: Controle Numérico Computadorizado. São informações dimensionais referentes a peça, que permanecem arquivadas em um computador e conectadas à máquina. Em resumo, é um sistema desenvolvido visando o controle de equipamentos por computador, operando principalmente em máquinas-ferramentas ou máquinas-operatrizes. Dessa forma, o componente interpreta o programa CNC e envia os comandos para acionar os eixos da máquina. Normalmente o CNC é encontrado em impressoras 3D, tornos e fresadoras.
CLP: Comando Lógico Programável. Atua como o cérebro da máquina industrial, uma ferramenta mais elaborada que o CNC com recursos do tipo funções lógicas, temporização, contagem, entre outros. Uma das principais características desse comando é a flexibilidade de integrações com vários dispositivos do ambiente de fábrica. Por ser um sistema lógico inteligente, pode ter uma grande gama de aplicações na indústria, permitindo a automação plena em diversos setores – desde que sua programação seja executada corretamente.
Interface Homem - Máquina: Meio utilizado para permitir a interação do operador com a máquina. É o meio pelo qual se recebem informações sobre a produção por meio de telas touch screen e layouts claros. O equipamento faz uso da própria memória e a do CLP para comunicação, economizando a aquisição de módulos de expansão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!