O carbono pode ter emissão neutralizada mesmo fazendo parte de nossa vida?
O componente-chave de toda a vida como a conhecemos é o carbono. Mas seu principal problema, que também é natural, é o aquecimento global causado pelo efeito estufa. No entanto, nossa abordagem, especialmente no setor industrial, não é natural.
É anormal Animais e plantas liberarem gás carbônico, porém, dado o aumento de outras tantas atividades que liberam gás carbônico e outros gases do efeito estufa em muito maior quantidade, a temperatura do planeta aquece por conta do acúmulo desses gases. Temos então que focar na tentativa de diminuir a liberação de gases nas atividades e buscar a neutralidade de carbono, que é o balanço zero de gases emitidos e de gases retirados da atmosfera
União Europeia, Japão e a Coreia do Sul, são algumas das potências que se comprometeram com a neutralidade de carbono até 2050. Já a China tem por expectativa alcançar esse marco até 2060 e, dessa forma, chegar à Rede Zero, a qual visa não gerar novas emissões de carbono na atmosfera e equilibrar o que é emitido com a absorção.
Mas é possível remover carbono da atmosfera? A resposta é sim, a solução vem da própria natureza e sua preservação, capaz de absorvê-lo. Florestas, manguezais e reservas de algas marinhas desempenham um papel importante neste processo.
Em nossa próxima postagem falaremos sobre como medir nossa pegada de carbono
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!