O ScrumMaster, como responsável pelo processo do Scrum, estabelece seu Scrum diário. É a chamada de reunião diária em pé, ou standup meeting. Para que o Scrum funcione, ele depende dos três Cs: colaboração, comunicação e cadência. A reunião em pé inclui os três. É o elemento fundamental da colaboração. Inclui todos da equipe: desenvolvedores, testadores, PO e ScrumMaster. Ela ocorre na mesma hora todo dia, então o ScrumMaster escolhe um horário que dê certo para todos.
Para equipes que trabalham juntas ou em fusos horários próximos, é bem simples. Para equipes internacionais, pode ser mais difícil. Porém, com os atuais recursos de vídeo, é possível superar isso. Já vi equipes em que membros de um país filmam sua reunião em pé e a enviam aos membros de outros países, para que assistam como parte de sua reunião em pé.
A reunião diária em pé é um item inegociável na estrutura do Scrum. Costuma ser feita em frente ao quadro de tarefas da equipe, seja físico ou eletrônico. Esse é o momento em que as tarefas são movimentadas pelo quadro. Por outro lado, não é um relatório de acompanhamento. Ninguém deve apresentar as minúcias de suas atividades, apenas uma visão geral. As partes interessadas também são incentivadas a comparecer, mas devem guardar as perguntas e comentários para o final.
O Scrum diário é curto. No máximo 15 minutos. Pode ser mais curto, porém não mais longo. Toda a equipe fica em pé, para que ela seja rápida, daí o nome da reunião. Realmente, se todos se sentassem, ficaria parecido com uma reunião e poderia se arrastar, como costuma acontecer.
O ScrumMaster também limita as atualizações a três perguntas por pessoa: O que você fez ontem? O que vai fazer hoje? Alguma coisa está impedindo seu progresso? Conforme as pessoas respondem a essas perguntas, a equipe entende seu progresso como uma unidade, percebendo como seu trabalho se encaixa no todo. Por outro lado, se um membro da equipe não tiver concluído algo no dia anterior, ou por vários dias seguidos, essa é a oportunidade da equipe de responsabilizá-lo. Isso não é feito com maldade. É difícil enfrentar os colegas e admitir que não atingimos um objetivo. É uma oportunidade diária de pedir ajuda.
Um dos aspectos mais poderosos do Scrum é o imediatismo com que as questões são resolvidas. Se alguém na equipe disser que está com um empecilho, a equipe toda pode intervir para ajudar. Se a equipe não puder resolver a questão dentro um dia, o ScrumMaster entra em ação. Se o ScrumMaster não conseguir solucioná-la em um dia, o PO deve resolvê-la no dia seguinte, e assim por diante. O empecilho é encaminhado ao superior até que seja removido e a equipe consiga avançar.
O Scrum diário é a cadência esperada para comunicação e colaboração. As equipes de Scrum colaboram e se comunicam o dia todo. O Scrum diário é apenas a versão formal, para que todos vejam o progresso coletivo da equipe.
Na próxima postagem falaremos sobre eevisão da lista de pendências no Scrum
Siga nossas mídias clicando no link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!