O que é pegada de carbono?
O termo vem do inglês “carbon footprint”, e refere-se à quantidade de carbono emitida por pessoas, empresas ou tipo de atividade. Há uma gama de indicadores, que passam desde alimentação, até o volume de vezes que você utilliza seu carro ou outro transporte vão contribuir para mensurar os cálculos da sua pegada de carbono, que indica a quantidade de gases do efeito estufa emitidos no seu dia a dia, os quais são considerados “carbono equivalente”.
Como eu emito gás carbônico?
Quase todas as nossas atividades liberam gás carbônico (CO2) ou algum outro gás do efeito estufa que contém carbono, como dirigir um carro, carregar o celular e ligar a televisão. O ciclo completo de vida de um serviço ou produto, a começar pela fabricação até o seu uso e descarte, também contribui para deixar essa marca (pegada de carbono), pois proporciona liberação de gases do efeito estufa a cada etapa. Mesmo as ações mais comuns e simples do cotidiano contribuem para essa emissão (gerar gás carbônico), como comer um prato de arroz, já que antes do alimento chegar ao prato houve liberação de CO2 durante a plantação, a colheita do arroz, a máquina que refinou o grão e gerou gases, o caminhão que o conduziu até o mercado, seu próprio deslocamento ao ponto de venda e finalmente a preparação do produto.
A pegada de carbono mede o quanto de gases do efeito estufa (GEE) uma pessoa, organização, empresa, atividade, produto, etc., emitem para existirem. A metodologia é parte integrante de outro indicador, de caráter mais macro, chamado de “pegada ecológica”, o qual mede a quantidade de água e Terra necessárias para sustentar o modo de vida de uma população, comparando a necessidade dos recursos naturais com a capacidade do planeta se regenerar
Em nossa próxima postagem, falaremos sobre a importância de conhecer nossa pegada de carbono
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!