sexta-feira, 27 de agosto de 2021

POR DENTRO DO SCRUM - COMO DEFINIR LIMITES PARA CHEGAR AO SUCESSO


A esta altura, seus temas e recursos devem estar divididos em histórias de usuários. Além disso, você deve ter estimado suas histórias usando pontos, para saber quanto trabalho precisa ser feito. Essa é sua lista de pendências do produto. O próximo passo é criar limites para que a equipe conclua esse trabalho. Essas diretrizes incluem definir o que significa “concluído” para a equipe, priorizar a lista de pendências e estabelecer o ritmo das iterações. Primeiro, a equipe precisa definir o que significa “concluído” para as histórias. Cada história tem seus próprios critérios de aceitação, mas essa definição é um pouco mais genérica. Ela estipula os requisitos mínimos para todas as histórias. Como eles se aplicam a tudo que está na lista de pendências, não devemos repeti-los nos CA de cada história. 

Essa definição global de “concluído” ajuda a economizar tempo, além de conferir mais precisão aos CA específicos de cada história. Veja alguns exemplos de critérios de “concluído” para todas as histórias: “uma história na equipe é considerada concluída depois de testada no ambiente de pré-lançamento”, ou então “uma história na equipe é considerada concluída depois que o código for revisado e todos os erros forem corrigidos”. Em seguida, o Product Owner deve priorizar a lista de pendências. É a chamada revisão da lista de pendências, em que as histórias são constantemente ordenadas pelo valor. Quanto mais valioso o resultado da história, mais alta sua posição na lista. Lembre-se de que o Scrum permite flexibilidade no escopo, mas a duração é fixa, então o PO espera que os itens mais valiosos sejam entregues primeiro. Assim, mesmo se o prazo acabar, um produto valioso será entregue. Por fim, precisamos estabelecer o ritmo ou duração das iterações. No Scrum, cada iteração ou sprint pode durar de uma a quatro semanas, com preferência pela menor escala temporal. 

As melhores práticas do Scrum dizem que devemos falhar e aprender rápido. Por esse motivo, devemos estabelecer a menor duração possível para as iterações. Quando trabalho com equipes, geralmente recomendo que optem por iterações de duas semanas. Essa duração realmente ajuda a equipe a se concentrar no que está acontecendo durante a iteração. Uma iteração de duas semanas está na zona de Goldilocks. Se a iteração for muito curta, as equipes tendem a entrar em pânico, e a qualidade diminui. Se for muito longa, inconscientemente, a equipe vai relaxar, por pensar que tem bastante tempo. Porém, essa zona intermediária de duas semanas é a ideal. Cria um senso de urgência na equipe, sem provocar pânico. Traçar esses limites ajuda a equipe a entender o que significa “concluído” para cada história, o valor de histórias específicas e o prazo em que serão entregues. Agora, a equipe tem a estrutura de execução de que precisa para obter sucesso.

Em nossa próxima postagem, falaremos sobre pontos de história e estimativas no Scrum

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