quarta-feira, 18 de agosto de 2021

TPM: A BUSCA DA QUEBRA ZERO


As quebras são resultantes do manuseio imposto pelo próprio homem. Para eliminá-las, é necessário atuar sobre as pessoas, na conscientização  e no comportamento. As quebras só podem ser minimizadas quando há mudança na atitude de todo o pessoal.

O ponto de partida para reduzir quebras a zero é erradicar o conceito de que as quebras são inevitáveis e reconhecer que os equipamentos podem ser protegidos contra elas.

Ao considerar o motivo de quebras, pode-se afirmar que ninguém conhece ou observa as "sementes de quebras em germinação" antes que elas aconteçam, devido a incapacidade de perceber as causas que influem no processo de degeneração do equipamento.

É importante tornar visíveis os defeitos inconscientes ou ocultos, pois somente assim teremos a possibilidade de combatê-los, através da adoção de medidas preventivas.


Defeitos ocultos ou inconscientes, também chamados de falhas latentes, são aqueles para os quais não atribuímos importância, mas que dão origem as quebras. Outros exemplos são: deformação, vibração, ferrugem, entupimento, resíduos metálicos, tratamento provisório (ex. fita crepe), mau posicionamento, odor anormal, ruído excessivo, poeira, etc

Em nossa próxima postagem, vamos falar sobre as medidas de combate para atingir quebra/falha zero.

Siga nossas mídias clicando no link abaixo:

Ou aponte seu celular para o QR CODE aqui:



Vem com a gente, porque aqui, nós pregamos o que acreditamos e praticamos o que pregamos! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!