quarta-feira, 1 de setembro de 2021

TPM: INDICADORES DE MANUTENÇÃO - MTBF e MTTR


MTBF é a sigla para Mean Time Between Failures, que em português significa tempo médio entre falhas

MTTR é a sigla para Mean Time To Repair, que em português significa o tempo médio de reparo

O tempo médio entre falhas (MTBF) é a quantidade média de tempo que um dispositivo ou produto funciona antes de falhar. Esta unidade de medida leva em conta apenas o tempo operacional entre falhas e não os tempos de reparo, assumindo que, se houve falha, o item foi reparado e entrou em funcionamento novamente. Os valores de MTBF são frequentemente usados para projetar a probabilidade de uma única unidade falhar dentro de um certo período de tempo.

Um ponto bastante relevante do MTBF, é que aqueles que fazem análise desses tipos de estatísticas devem ter conhecimento se a medição se aplica a uma unidade que funcione até a ocorrência da falha, ou se um número significativo de unidades diferentes é executado por um curto período de tempo, no qual o MTBF representa a probabilidade de falha nesta fase mais reduzida de teste. O MTBF, por si só, nem sempre demonstra quanto tempo é o processo de teste para uma determinada unidade. Por exemplo, se mil dispositivos forem executados ao longo de várias horas cada e, 1% deles apresentarem mau funcionamento, essa condição produzirá resultados diferentes do que se uma unidade fosse testada até uma eventual falha da mesma.

Como Calcular Esse Indicador?

MTBF = (Tempo total disponível – Tempo perdido) / (Número de paradas)

MTTR  – Mean Time to Repair

O tempo médio de reparo (MTTR) mede capacidade de manutenção de um item reparável, informando o tempo médio necessário para reparar um item ou componente específico, retornando o mesmo ao status normal de trabalho. É uma medida básica da manutenção de equipamentos e peças. Inclui o tempo de notificação, o diagnóstico e o tempo gasto atuando no reparo real, incluindo outras atividades necessárias para que o equipamento possa ser usado novamente.

O tempo médio de reparo é a representação de quanto tempo leva para que o equipamento volte à condição de trabalho, levando em conta a notificação inicial da falha, o tempo necessário para encaminhar o equipamento aos reparos o, diagnóstico, tempo real de reparo, montagem, calibração, teste e depois retorná-lo de volta ao campo. Em resumo, contempla o tempo desde o momento em que um usuário envia o item para reparos até o usuário recuperar o item.

O MTTR é calculado pela divisão do tempo total necessário para reparo ou manutenção, pelo número total de reparos realizados em um período de tempo específico. Quanto menor o MTTR, maior a qualidade de um item ou equipamento específico. Por exemplo, um item que possui um MTTR de 24 horas é melhor que um com um MTTR de 7 dias se o tempo médio antes da falha (MTBF) for igual, já que isso significa que a disponibilidade operacional do equipamento é maior. Quando há uma falha no equipamento, há apenas um tempo de inatividade de 24 horas antes da retomada da operação, em oposição a inatividade de 7 dias.

Como calcular o MTTR?

Assim como o MTBF, o cálculo é simples.

MTTR = (Tempo total de reparo) / (quantidade de falhas)

Em nossa próxima postagem, falaremos sobre OEE

Siga nossas mídias clicando no link abaixo:

Ou aponte seu celular para o QR CODE aqui:



Vem com a gente, porque aqui, nós pregamos o que acreditamos e praticamos o que pregamos! Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!