A língua muda o tempo todo. É como se ela tivesse vida própria. Conforme usamos e adaptamos palavras, novas definições são criadas para se adequarem ao significado atual. Um exemplo é a palavra “googol”. Quando inventada na década de 1930, significava o número 10 elevado à 100ª potência. Setenta anos depois e com a ortografia diferente, virou nome de uma empresa de internet. Poucos anos depois, o substantivo deu origem ao verbo “googlar”, que significa pesquisar qualquer coisa na internet.
Da mesma forma, Scrum é uma adaptação da palavra scrummage, usada no jogo de rugby. O Google se transformar de nome de empresa no nome de seu aplicativo e, então, na ação realizada no aplicativo faz sentido. Mas como pode o Scrum ter vindo do rugby? No rugby, scrummage ou scrum é o método usado para reiniciar a partida após uma falta. São oito jogadores de cada equipe agrupados, com a cabeça para baixo, tentando pegar a bola.
Não é bem o melhor exemplo de gerenciamento de projetos, mas, usando a imaginação, até que faz sentido. Em uma equipe de projeto, o objetivo é terminá-lo. Historicamente, usando métodos tradicionais, isso significava planejar todo o projeto no início e seguir esse plano à risca. Na vida real, o trabalho no projeto é totalmente imprevisível. No início, é impossível saber exatamente como será o desdobramento de um projeto e a melhor forma de enfrentar seus desafios específicos.
A Gestão Ágil de Projetos é um movimento que nasce do desejo de se adaptar, em tempo real, às mudanças enfrentadas pelas equipes. É aí que entra a equipe de rugby. Os fundadores da Gestão Ágil notaram que, no rugby, o objetivo é atravessar o campo com a bola e marcar pontos, fazendo uma jogada por vez. Então, por que não fazer o mesmo com os projetos? Em vez de pensar somente em ganhar a partida toda, por que não pensar em atingir cada marco e entrega? Esses gestores inovadores adotaram a palavra Scrum para refletir essa nova abordagem, que divide as entregas e marcos em partes menores e une toda a equipe para que ela se concentre em atingir apenas uma meta por vez. Assim como no rugby, se a equipe conseguir pequenos resultados com regularidade, automaticamente ganha o jogo — ou entrega o projeto.
Assim, o termo scrum, dos esportes, ganhou um novo significado nos últimos anos. Significa administrar os projetos como uma partida de rugby, buscando as pequenas metas e entregas que permitirão concluir o projeto.
Na próxima postagem falaremos sobre a revolução ágil. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!