Assim como nos projetos tradicionais, nos projetos ágeis também surgem problemas. Falaremos a seguir sobre algumas técnicas ágeis para identificar possíveis problemas.
Confira se o trabalho concluído corresponde ao planejado e se não há funcionalidades adicionadas à lista de pendências ao fim da iteração. O snowplow, ou “acúmulo de neve”, é provável ao final da primeira e segunda iterações, quando as estimativas estão sendo compatibilizadas com a produtividade. Porém, caso isso continue, reúna-se imediatamente com a equipe para entender o motivo e tomar providências.
Outro importante indicador de problemas é quando a equipe frequentemente desenvolve partes de uma funcionalidade e, então, as abandona. Pode ser que as funcionalidades em desenvolvimento deixaram de ser prioridade, estejam incorretas ou diferentes do solicitado ou precisem ser revisadas com base em novas informações recebidas. Muitas vezes esses problemas ocorrem porque os representantes das empresas não fizeram as perguntas certas para entender o problema, ou o cliente não entendeu o que você está tentando desenvolver ou você não tem informações precisas sobre a real necessidade de negócio. Se essas possibilidades forem válidas, faça uma análise do produto com o cliente para entender a causa principal do problema. Com base nas informações dessa análise, faça uma revisão adequada da lista de pendências do produto.
Para evitar problemas, também é importante observar a assiduidade às reuniões. Todos os membros da equipe principal estão frequentando e participando das reuniões diárias e atividades de acompanhamento? Pode haver boas razões para a ausência física ou psicológica ocasionalmente, mas ausências sucessivas podem indicar algum problema. A presença da equipe principal nas reuniões diárias em pé e nas retrospectivas é fundamental para uma comunicação eficaz, sendo essencial para o sucesso do projeto. Converse individualmente com o membro ausente da equipe principal. Se a pessoa foi a escolha certa para integrar a equipe principal, uma conversa sincera e boa liderança de sua parte geralmente levam a uma solução efetiva. Caso o comportamento persista, leve a questão à diretoria.
Observe também quando todas as folgas no planejamento forem usadas. Ao fazer isso com frequência, o cronograma de lançamentos e a data de entrega podem ser afetados. O papel do gerente de projeto é facilitar o andamento de funcionalidades valorizadas pelo cliente gerenciando o uso das folgas. É essencial que todas as tarefas sejam concluídas antes do fim da iteração, então qualquer problema que impeça a conclusão de tarefas deve ser resolvido logo. O registro de problemas é uma ótima ferramenta para isso. O registro deve conter a data, descrição e causa dos empecilhos. Pode-se analisar a dimensão e o número de problemas no registro para entender como e quando as folgas estão sendo usadas.
Por último, reflita: é você que está resolvendo todos os problemas que encontra? Equipes ágeis de sucesso são auto-organizadas e autônomas. Assim, você deve ter confiança nos membros da equipe e dar espaço para a autonomia. Resista à tentação de consertar tudo o tempo todo. As abordagens ágeis são poderosas e trazem grandes resultados. O monitoramento atento dos problemas comuns pode ajudá-lo a gerar valor para o negócio com sucesso.
Na próxima postagem, falaremos sobre ajuste das técnicas de gestão. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!