sexta-feira, 11 de junho de 2021

GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS - AJUSTE DAS TÉCNICAS DE GESTÃO



Suponha que você tenha um pequeno projeto perfeito para testar as técnicas ágeis, mas é a primeira experiência da organização com a Gestão Ágil. Se você disser à diretoria que vai fazer tudo diferente, pode gerar nervosismo. Em vez disso, pense no que é importante para a diretoria e como fornecer isso dentro do processo ágil. Assim, gradualmente você vai mudando a mentalidade da diretoria para chegar aonde quer. 

Em nossa experiência, há algumas questões prioritárias para a diretoria: 

  • Solucionar o problema de negócio com a satisfação do cliente. 

  • Manter o controle, por exemplo, gerando valor dentro do cronograma e orçamento, e a motivação da equipe. 


Vamos ver item por item e como podemos demonstrá-los com abordagens ágeis. 

Começaremos com a resolução do problema de negócio com a satisfação do cliente. Antes disso, o cliente ou proprietário do produto deve se comprometer a participar ativamente ao longo do projeto. Sem a contribuição e participação dele nas reuniões diárias, dificilmente haverá sucesso. 

O cliente define a lista de pendências do produto e prioriza as funcionalidades que solucionam seu problema de negócio. A cada funcionalidade entregue ou aceita pelo cliente, suas necessidades de negócio vão sendo atendidas e a organização recebe os benefícios comerciais mais rapidamente, influenciando bastante a satisfação do cliente. 

Manter o controle envolve gestão de relacionamento e diálogo com a diretoria. Entenda quais relatórios e medidas de controle são considerados essenciais para tranquilizá-los. A maioria dos executivos se preocupa com a restrição tripla: gerenciamento de escopo, tempo e custos. Se necessário, use os relatórios e medidas de controle oferecidos no gerenciamento de projetos tradicional, em formato adaptado. Por exemplo: no gerenciamento de escopo, ainda é possível demonstrar um escopo definido gerenciado com controle de mudanças. Porém, em vez do controle tradicional, use as informações do cliente nas demonstrações do produto para colocar novos itens na lista de pendências. No gerenciamento do tempo, uma ferramenta como o MS Project ainda é útil para gerar um gráfico de Gantt com marcos. 

É possível mostrar as funcionalidades em cada iteração e as dependências entre as iterações, fazendo atualizações regulares para análise. Para transmitir confiança na gestão de custos, mostre que o projeto ágil tem orçamento fixo, limitado à disponibilidade de pessoal. Mesmo sem monitorar o custo efetivo e compará-lo ao orçamento usando uma curva “S” de projetos tradicionais, é possível mostrar que o cliente e a equipe de desenvolvimento identificam o custo de cada funcionalidade solicitada e o comparam ao valor agregado ao negócio. Enquanto as funcionalidades são entregues, avalia-se o valor disponível no orçamento, usando a verba aprovada. Normalmente é fácil motivar a equipe na Gestão Ágil. 

Boas equipes ágeis com as competências certas e acostumadas a compartilhar o controle do projeto normalmente atuam como equipes vibrantes e prestativas. Como as abordagens ágeis permitem que a equipe gere valor para o negócio rapidamente, a motivação costuma ser alta logo no início. 

O sucesso constante na entrega das funcionalidades reforça e aumenta a motivação, e a equipe trabalha com eficácia crescente ao longo do projeto. Assim, agindo com calma e deixando a equipe aprender no caminho, a motivação tende a ser alta e a equipe terá muito orgulho de suas conquistas.

Na próxima postagem, faremos uma conclusão dessa série de postagens, aproveitando para abrir caminho ao próximo tema dentro do universo Ágil. Até lá!

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