quarta-feira, 30 de junho de 2021

PILARES DO TPM - EDUCAÇÃO E TREINAMENTO



Ao desenvolver constantemente seus recursos humanos e assegurar que todos seus empregados cheguem a exercer seu pleno potencial, as empresas crescem. Criar ambientes de trabalho capazes de responder de modo positivo as constantes mudanças existentes no mundo dos negócios, aos avanços tecnológicos, a sofisticação dos equipamentos e as inovações diretivas, é o objetivo único do TPM.

Dentro do TPM, a filosofia básica voltada para educação e treinamento é chamado treinamento no local de trabalho (OJT – on the job training) e o autodesenvolvimento. As atividades de educação e treinamento devem estar intimamente ligadas às tarefas reais, as rotinas executadas no local de trabalho e, seus respectivos materiais de estudo devem integrar as metas educacionais e as necessidades do trabalho.

Ressaltar as habilidades dos operadores e técnicos no desenvolvimento do programa TPM, é o principal objetivo do pilar de educação e treinamento. Para atingir este objetivo, é necessário identificar o nível de conhecimento, tecnologia, capacidade e competência dos operadores e técnicos diretamente envolvidos no programa. Através de uma matriz de habilidades, pode ser realizada esta identificação dos níveis de habilidade, onde o conhecimento de cada pessoa em determinado tipo de habilidade pode ser pontuado.

É necessário realizar um programa de capacitação para elevar o nível de conhecimento e habilidades dos operadores e técnicos, uma vez que o nível de conhecimento foi investigado e avaliado. Os treinamentos e capacitação devem ser realizados em salas de treinamentos e também no local de trabalho. O treinamento por níveis, é uma ótima estratégia para a transmissão do conhecimento, já que é a transmissão do conhecimento para os líderes, que por sua vez treinam os demais operadores e técnicos.

Capacitação dos funcionários

Para que os funcionários procedam com segurança e precisão durante suas atividades, é importante ministrar cursos e palestras que os capacite. Com isso, o desenvolvimento das atividades será otimizado e efetuado com maior responsabilidade, surtindo resultados cada vez melhores.

Etapas de implantação do programa

O pilar educação e treinamento pode ser implantado por meio das seguintes etapas:

  • Determinação do perfil ideal dos operadores e mantenedores (políticas de educação e treinamento).
  • Avaliação da situação no momento.
  • Elaboração de um plano para o desenvolvimento das habilidades.
  • Implantação do plano.
  • Criação de um sistema de avaliação do aprendizado.
  • Consolidação de um ambiente de treinamento.

  • Avaliação das atividades e desenvolvimento de métodos para futuras abordagens.

Estudo das habilidades

As habilidades de um funcionário são classificadas em cinco fases, conforme listamos  abaixo:

- Falta de conhecimento

O funcionário não sabe, não tem compreensão dos princípios e regras do trabalho e do equipamento.

- Falta de treinamento

Aqui o funcionário já tem conhecimento da teoria e entende os princípios e regras do trabalho e do equipamento, mas não consegue usá-los na prática.

- Habilidade incompleta

Para completar essa etapa, ainda falta treinamento. O funcionário já efetua atividades e usa o equipamento, mas seu desempenho é dispersivo e não se reproduz.

- Habilidade segura

Aqui ele já realiza suas atividades com segurança, envolvendo todo o equipamento, pois aprendeu na prática.

- Habilidade completa

Na última fase, ele já tem domínio perfeito sobre a atividade e o equipamento, podendo até explicar detalhes sobre o assunto e ensinar outros funcionários.

Habilidades de operadores e técnicos

Ao dividir os funcionários em dois grandes grupos, o pilar educação e treinamento define as habilidades peculiares a cada um. Veja abaixo:

- Habilidades dos técnicos

  • >Instruir a operação e manutenção corretas do equipamento.

  • >Reconhecer o bom ou o mau funcionamento do equipamento.

  • >Analisar as causas dos problemas e definir métodos adequados para corrigi-los ou evitá-los.

  • >Aumentar a confiabilidade tanto do equipamento quanto de suas peças e componentes em geral.

  • >Alcançar os objetivos econômicos dessas atividades.


- Habilidades dos operadores

  • >Identificar e aperfeiçoar fontes de pequenos defeitos e falhas.

  • >Compreender detalhes suficientes sobre o equipamento para identificar possíveis causas de problemas.

  • >Compreender a relação íntima que existe entre equipamento e qualidade do produto final.

  • >Ter aptidão para consertar o equipamento (auxiliado pelo técnico).

  • >Desenvolver melhorias individuais (kaizen) de temas de trabalho.


Classificação de operadores

Importante frisar que é sempre possível a um operador subir sua classificação a medida que for desenvolvendo suas habilidades. Também é possível reclassificar os operadores que exercem funções idênticas ou similares, ou trabalham com o mesmo equipamento, de acordo com os seguintes critérios:

  • > Grau de conhecimento do processo.

  • > Tempo na função.

  • > Grau de habilidade no equipamento.

Na próxima postagem, falaremos sobre o pilar Controle Inicial.

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