Ao desenvolver constantemente seus recursos humanos e assegurar que todos seus empregados cheguem a exercer seu pleno potencial, as empresas crescem. Criar ambientes de trabalho capazes de responder de modo positivo as constantes mudanças existentes no mundo dos negócios, aos avanços tecnológicos, a sofisticação dos equipamentos e as inovações diretivas, é o objetivo único do TPM.
Dentro do TPM, a filosofia básica voltada para educação e treinamento é chamado treinamento no local de trabalho (OJT – on the job training) e o autodesenvolvimento. As atividades de educação e treinamento devem estar intimamente ligadas às tarefas reais, as rotinas executadas no local de trabalho e, seus respectivos materiais de estudo devem integrar as metas educacionais e as necessidades do trabalho.
Ressaltar as habilidades dos operadores e técnicos no desenvolvimento do programa TPM, é o principal objetivo do pilar de educação e treinamento. Para atingir este objetivo, é necessário identificar o nível de conhecimento, tecnologia, capacidade e competência dos operadores e técnicos diretamente envolvidos no programa. Através de uma matriz de habilidades, pode ser realizada esta identificação dos níveis de habilidade, onde o conhecimento de cada pessoa em determinado tipo de habilidade pode ser pontuado.
É necessário realizar um programa de capacitação para elevar o nível de conhecimento e habilidades dos operadores e técnicos, uma vez que o nível de conhecimento foi investigado e avaliado. Os treinamentos e capacitação devem ser realizados em salas de treinamentos e também no local de trabalho. O treinamento por níveis, é uma ótima estratégia para a transmissão do conhecimento, já que é a transmissão do conhecimento para os líderes, que por sua vez treinam os demais operadores e técnicos.
Capacitação dos funcionários
Para que os funcionários procedam com segurança e precisão durante suas atividades, é importante ministrar cursos e palestras que os capacite. Com isso, o desenvolvimento das atividades será otimizado e efetuado com maior responsabilidade, surtindo resultados cada vez melhores.
Etapas de implantação do programa
O pilar educação e treinamento pode ser implantado por meio das seguintes etapas:
- Determinação do perfil ideal dos operadores e mantenedores (políticas de educação e treinamento).
- Avaliação da situação no momento.
- Elaboração de um plano para o desenvolvimento das habilidades.
- Implantação do plano.
- Criação de um sistema de avaliação do aprendizado.
- Consolidação de um ambiente de treinamento.
- Avaliação das atividades e desenvolvimento de métodos para futuras abordagens.
Estudo das habilidades
As habilidades de um funcionário são classificadas em cinco fases, conforme listamos abaixo:
- Falta de conhecimento
O funcionário não sabe, não tem compreensão dos princípios e regras do trabalho e do equipamento.
- Falta de treinamento
Aqui o funcionário já tem conhecimento da teoria e entende os princípios e regras do trabalho e do equipamento, mas não consegue usá-los na prática.
- Habilidade incompleta
Para completar essa etapa, ainda falta treinamento. O funcionário já efetua atividades e usa o equipamento, mas seu desempenho é dispersivo e não se reproduz.
- Habilidade segura
Aqui ele já realiza suas atividades com segurança, envolvendo todo o equipamento, pois aprendeu na prática.
- Habilidade completa
Na última fase, ele já tem domínio perfeito sobre a atividade e o equipamento, podendo até explicar detalhes sobre o assunto e ensinar outros funcionários.
Habilidades de operadores e técnicos
Ao dividir os funcionários em dois grandes grupos, o pilar educação e treinamento define as habilidades peculiares a cada um. Veja abaixo:
- Habilidades dos técnicos
- >Instruir a operação e manutenção corretas do equipamento.
- >Reconhecer o bom ou o mau funcionamento do equipamento.
- >Analisar as causas dos problemas e definir métodos adequados para corrigi-los ou evitá-los.
- >Aumentar a confiabilidade tanto do equipamento quanto de suas peças e componentes em geral.
- >Alcançar os objetivos econômicos dessas atividades.
- Habilidades dos operadores
- >Identificar e aperfeiçoar fontes de pequenos defeitos e falhas.
- >Compreender detalhes suficientes sobre o equipamento para identificar possíveis causas de problemas.
- >Compreender a relação íntima que existe entre equipamento e qualidade do produto final.
- >Ter aptidão para consertar o equipamento (auxiliado pelo técnico).
- >Desenvolver melhorias individuais (kaizen) de temas de trabalho.
Classificação de operadores
Importante frisar que é sempre possível a um operador subir sua classificação a medida que for desenvolvendo suas habilidades. Também é possível reclassificar os operadores que exercem funções idênticas ou similares, ou trabalham com o mesmo equipamento, de acordo com os seguintes critérios:
- > Grau de conhecimento do processo.
- > Tempo na função.
- > Grau de habilidade no equipamento.
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