sexta-feira, 24 de setembro de 2021

POR DENTRO DO SCRUM: MONITORAMENTO DO PROGRESSO NO SCRUM


Quando trabalhamos em projetos críticos, as partes interessadas costumam perguntar aos membros da equipe como vão as coisas. Isso é bom. As pessoas estão se dedicando ao resultado do projeto. Pode ser uma distração para a equipe, pois alguns membros têm uma perspectiva completa da situação, e outros não. 

O Scrum aborda esses desafios publicando radiadores de informações. Isso abrange tudo que publicamos em paredes ou sites de equipe e que ajude todos a entender o que está sendo feito e o andamento. 

As formas variam muito, conforme a necessidade do ambiente e do projeto. Já vi equipes publicarem as normas para a equipe, a visão do projeto, a definição de “concluído”, os roteiros e o planejamento de lançamentos. No mínimo, as equipes publicam o quadro de tarefas e o gráfico de burndown. 

Então, vamos detalhar isso. O formato do quadro de tarefas varia, mas alguns componentes são essenciais. Ele mostra as histórias prometidas na iteração, as tarefas atuais e a situação delas e as tarefas já concluídas. Este é um exemplo simples de um quadro de tarefas.



Ele mostra claramente as histórias prometidas e as tarefas relacionadas, mas vai além, mostrando quais tarefas foram iniciadas e quais já foram concluídas. 

Essa ferramenta simples e prática informa a todos no que a equipe está trabalhando. Esse quadro se torna a essência da execução da iteração. A equipe se reúne ao redor dele para acompanhar o que está acontecendo na iteração e se ajudar, caso alguém tenha dificuldades. 

Outra ferramenta primordial para apresentar informações sobre o andamento é o gráfico de burndown da iteração. Ele é usado pela equipe para avaliar seu sucesso ao executar a iteração. Embora o quadro de tarefas informe a conclusão das atividades, ele não compara isso com a situação da equipe na iteração. O gráfico de burndown faz isso. Aqui vai um exemplo.


O gráfico informa exatamente onde estamos na iteração dia após dia e quanto trabalho nos comprometemos a fazer em toda a iteração ou horas. O ideal é que o detalhamento seja feito de forma linear. A linha “real” informa exatamente como estamos indo em comparação com o ideal. É uma ferramenta muito poderosa que mostra o andamento da equipe a todos os interessados. Fácil de criar, usar e entender. 

Essas são as principais características dos grandes radiadores de informações. São úteis para a equipe, e os interessados vão gostar de entender a situação com clareza.

Em nossa próxima postagem, falaremos sobre Scrum diário ou reunião diária em pé


Siga nossas mídias clicando no link abaixo:


Ou aponte seu celular para o QR CODE aqui:



Vem com a gente, porque aqui, nós pregamos o que acreditamos e praticamos o que pregamos! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!