quinta-feira, 29 de abril de 2021

GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS - GESTÃO DA COLABORAÇÃO CONSTRUTIVA



Na fase de desenvolvimento, a colaboração eficaz é essencial para o sucesso da iteração. O gerente de projeto pode fazer muito para apoiar a equipe nessa frase e garantir a colaboração desejada. O ciclo Planejar, Executar, Verificar e Agir, ou PDCA, é uma ótima técnica para estimular o comportamento colaborativo. 

Em toda tarefa, os membros da equipe devem fazer um planejamento rápido, geralmente em duplas, concluir a tarefa, pedir que a outra pessoa a verifique e, se o resultado não for o esperado, agir imediatamente para fazer alterações. Se o PDCA for praticado enquanto cada funcionalidade é desenvolvida, vai haver colaboração frequente entre o desenvolvedor do produto e o cliente, exatamente conforme pretendido. 

Em princípio, as equipes ágeis devem trabalhar no mesmo local. Porém, nem sempre isso é viável. Se a equipe principal não estiver no mesmo local, serão necessárias ferramentas e técnicas adicionais para assegurar a colaboração. Na fase de visão, discutimos as ferramentas. Lembre-se de fornecer ferramentas que permitam acesso fácil à informação para todos da equipe principal. Em alguns casos, verificamos até a colocação de uma câmera na sala da equipe, para que os membros da equipe remota pudessem ver o que estava acontecendo. Isso os ajuda a se sentirem parte da equipe, como se estivessem lá. O ideal é trabalhar no mesmo local, mas ferramentas visuais podem ajudar. 

A equipe deve se reunir pessoalmente pelo menos uma vez para se conhecer, idealmente no início do projeto, no planejamento. Outra ótima abordagem é trabalhar junto na primeira iteração para que a equipe realmente se conheça. A equipe principal tomará muitas decisões na fase de exploração. O gerente de projeto deve garantir que haja normas estabelecidas e aprovadas para que a equipe tome decisões. O ideal é definir uma abordagem para tomadas de decisão não unânimes. Seguem algumas sugestões:

  • As pessoas devem ser incentivadas a apresentar ideias e estar à vontade para falar.
  • Cada um tem a responsabilidade de dizer o que está pensando. 
  • Os membros da equipe devem escutar atentamente as ideias apresentadas, já que isso pode gerar outras ideias e soluções. Se a maioria concordar, pode-se tomar uma decisão. Isso evita que o grupo ande em círculos. 
  • A lógica de qualquer decisão deve ser explicada e compreendida pela equipe. 
  • Quem não concorda deve apoiar a decisão da maioria. 
  • Ninguém tem autoridade para vetar uma decisão. 

Embora seja o ideal, uma decisão unânime pode levar mais tempo, o que nem sempre é adequado para o ritmo acelerado dos projetos ágeis. Pode haver tentativas de se chegar a uma decisão unânime, mas o tempo de discussão deve ser limitado, para que as decisões sejam tomadas em tempo hábil. 

Com essa abordagem, as regras são conhecidas e o grupo pode tomar boas decisões com base nas informações disponíveis. 

A colaboração construtiva não ocorre por acidente. Exige o uso do PDCA nas interações diárias, ferramentas eficazes de comunicação visual e normas aprovadas para que a equipe tome decisões.

Vejam a importância do PDCA na Gestão Ágil de Projetos!

Na próxima postagem abordaremos o gerenciamento de problemas e riscos. Até lá!

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