Na fase de desenvolvimento, a colaboração eficaz é essencial para o sucesso da iteração. O gerente de projeto pode fazer muito para apoiar a equipe nessa frase e garantir a colaboração desejada. O ciclo Planejar, Executar, Verificar e Agir, ou PDCA, é uma ótima técnica para estimular o comportamento colaborativo.
Em toda tarefa, os membros da equipe devem fazer um planejamento rápido, geralmente em duplas, concluir a tarefa, pedir que a outra pessoa a verifique e, se o resultado não for o esperado, agir imediatamente para fazer alterações. Se o PDCA for praticado enquanto cada funcionalidade é desenvolvida, vai haver colaboração frequente entre o desenvolvedor do produto e o cliente, exatamente conforme pretendido.
Em princípio, as equipes ágeis devem trabalhar no mesmo local. Porém, nem sempre isso é viável. Se a equipe principal não estiver no mesmo local, serão necessárias ferramentas e técnicas adicionais para assegurar a colaboração. Na fase de visão, discutimos as ferramentas. Lembre-se de fornecer ferramentas que permitam acesso fácil à informação para todos da equipe principal. Em alguns casos, verificamos até a colocação de uma câmera na sala da equipe, para que os membros da equipe remota pudessem ver o que estava acontecendo. Isso os ajuda a se sentirem parte da equipe, como se estivessem lá. O ideal é trabalhar no mesmo local, mas ferramentas visuais podem ajudar.
A equipe deve se reunir pessoalmente pelo menos uma vez para se conhecer, idealmente no início do projeto, no planejamento. Outra ótima abordagem é trabalhar junto na primeira iteração para que a equipe realmente se conheça. A equipe principal tomará muitas decisões na fase de exploração. O gerente de projeto deve garantir que haja normas estabelecidas e aprovadas para que a equipe tome decisões. O ideal é definir uma abordagem para tomadas de decisão não unânimes. Seguem algumas sugestões:
- As pessoas devem ser incentivadas a apresentar ideias e estar à vontade para falar.
- Cada um tem a responsabilidade de dizer o que está pensando.
- Os membros da equipe devem escutar atentamente as ideias apresentadas, já que isso pode gerar outras ideias e soluções. Se a maioria concordar, pode-se tomar uma decisão. Isso evita que o grupo ande em círculos.
- A lógica de qualquer decisão deve ser explicada e compreendida pela equipe.
- Quem não concorda deve apoiar a decisão da maioria.
- Ninguém tem autoridade para vetar uma decisão.
Embora seja o ideal, uma decisão unânime pode levar mais tempo, o que nem sempre é adequado para o ritmo acelerado dos projetos ágeis. Pode haver tentativas de se chegar a uma decisão unânime, mas o tempo de discussão deve ser limitado, para que as decisões sejam tomadas em tempo hábil.
Com essa abordagem, as regras são conhecidas e o grupo pode tomar boas decisões com base nas informações disponíveis.
A colaboração construtiva não ocorre por acidente. Exige o uso do PDCA nas interações diárias, ferramentas eficazes de comunicação visual e normas aprovadas para que a equipe tome decisões.
Vejam a importância do PDCA na Gestão Ágil de Projetos!
Na próxima postagem abordaremos o gerenciamento de problemas e riscos. Até lá!
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