quinta-feira, 15 de abril de 2021

GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS - CONTROLE E ADEQUAÇÃO DO PLANEJAMENTO



Muitas pessoas que não entendem a Gestão Ágil creem que ela não oferece mecanismos de controle, o que é um grande equívoco. Existem técnicas ágeis específicas para gerenciamento e monitoramento de projetos. 

O escopo é gerenciado pela lista de pendências. Ele é controlado concluindo funcionalidades para diminuir as pendências e acrescentando novas funcionalidades. As equipes comercial e técnica redefinem as prioridades regularmente para definir quais funcionalidades serão implementadas na próxima iteração. Essas alterações na lista de pendências são comuns, mas lembre-se de que o escopo da iteração atual nunca deve ser alterado. 

Depois de aprovada, a lista de funcionalidades da iteração não deve mudar. Velocidade é o termo usado para descrever quantas funções a equipe completa em média por iteração. Isso pode ser calculado analisando as iterações anteriores, supondo que os recursos da equipe e a duração da iteração não mudem. Compreendendo a velocidade normal, pode-se determinar se a iteração atual segue na mesma velocidade. Se o andamento não for o esperado, é preciso investigar o motivo. Caso a velocidade precise ser ajustada nas iterações futuras, será preciso replanejar e diminuir o número de funcionalidades a serem concluídas. A vantagem da velocidade é permitir controle e entendimento do ritmo de desenvolvimento, sendo possível adequar o planejamento de lançamentos ou recursos da equipe conforme necessário. 

Um gráfico de burndown é uma ferramenta que mostra o trabalho a ser concluído. 


O gráfico de pendências compara as funcionalidades e o tempo previsto para concluí-las. O eixo X representa o cronograma do projeto. O eixo Y é o trabalho que deve ser concluído no projeto ou iteração. As estimativas de tempo para o trabalho restante são representadas nesse eixo. A data de início do projeto é o ponto mais à esquerda do gráfico. O término do projeto é o ponto mais à direita e corresponde ao último dia previsto para o projeto ou última iteração. No ponto de partida, o trabalho restante efetivo é o volume total de trabalho restante. Com o tempo, a linha de trabalho efetivo concluído, em vermelho, pode ser comparada ao planejamento geral das iterações, em dourado, para ver se o cronograma está adiantado ou atrasado. Pode-se, então, ajustar as funcionalidades a serem concluídas, ampliar o prazo e custo ou replanejar as funcionalidades para que o planejamento fique compatível com a capacidade de desenvolver funcionalidades. 


O gráfico de burndown mostra claramente se as funcionalidades estão adiantadas ou atrasadas no cronograma e quando todas serão concluídas. O importante é usar essa informação para monitorar constantemente o andamento e fazer os ajustes necessários para maximizar a produtividade da equipe. Usando essas técnicas simples, é possível ter ótimo controle do andamento de projetos ágeis.

Ferramentas valiosas, não?

Em nossa próxima postagem, falaremos sobre como controlar sem interferir no desenvolvimento. Até lá!

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