Os projetos ágeis preveem e comportam alterações. Em projetos ágeis, é essencial identificar e documentar requisitos com base na necessidade de negócio atual.
Na fase de especulação, discutimos o uso de fichas para documentar funcionalidades. Agora vamos discutir abordagens e técnicas para documentar as funcionalidades e requisitos.
Uma ótima técnica é manter um analista de negócios trabalhando uma ou duas iterações à frente da equipe de desenvolvimento ágil. O analista de negócios se adianta à equipe e garante que as funcionalidades da iteração seguinte estejam claramente definidas pela empresa. Além disso, se as necessidades de negócio mudarem, o analista pode especificar as novas funcionalidades desejadas ou identificar aquelas que se tornaram desnecessárias na lista de pendências.
Há várias técnicas para identificar os requisitos. Uma técnica comum é utilizar casos de uso. São empregados diagramas ou imagens para mostrar a relação entre um ator e um sistema ou processo para atingir um objetivo específico. Um ator pode ser uma pessoa, empresa, organização, departamento, programa de computador ou sistema computacional — qualquer entidade que possa tomar uma decisão. Os casos de uso são usados para documentar requisitos em projetos de TI ou outras áreas. Abaixo segue um exemplo de caso de uso com seus principais componentes:
O ator realizando o evento, como alguém indo a um caixa eletrônico.
O sistema ou processo com quem o ator interage, como o caixa eletrônico.
A caixa completa, que representa os limites do requisito. Qualquer coisa fora da caixa está fora do escopo. O interior da caixa indica que tipo de coisa o ator pode fazer com o sistema, como depósitos, consultar o saldo e sacar dinheiro. O exterior da caixa mostra os atores que podem interagir com o sistema, como a equipe de manutenção, gerentes que recebem relatórios informativos ou até um ladrão.
O texto de um caso de uso também pode ser usado para descrever a situação em detalhes. O caso de uso ajuda os interessados a ver como um requisito atende às suas necessidades através de funcionalidades.
Outro elemento registrado é a ficha de requisitos de desempenho. São semelhantes às fichas de funcionalidades, mas descrevem um requisito aplicável a várias funcionalidades. Por exemplo: o departamento de contabilidade pode ter um requisito de desempenho quanto ao tempo permitido para o processamento de uma fatura recebida. Em uma central de atendimento, o requisito pode ser atender a cada chamada em até X minutos. Aqui está um exemplo de ficha de desempenho. Cada requisito deve ter uma identificação única e uma breve descrição. O fator de dificuldade ajuda a empresa a definir a prioridade do requisito. Por último, a seção de testes de aceitação descreve como verificar se o requisito foi cumprido após o desenvolvimento produto.
É essencial documentar os requisitos em qualquer projeto. Nos projetos ágeis, os requisitos evoluem continuamente. Um analista de negócios trabalhando à frente da equipe principal vai ajudá-la a se preparar para cada iteração concentrando-se nas funcionalidades e requisitos relevantes.
Na próxima postagem, falaremos sobre planejamento e condução de reuniões em pé. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!