Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, com o desenvolvimento das indústrias de manufatura e montagem, houve uma demanda natural para investir em novos equipamentos, tornando as máquinas altamente complexas, sofisticadas e automatizadas.
Entre vários países, o Japão embarcou rapidamente no desenvolvimento de tecnologia industrial e se tornou um dos líderes mundiais em aplicações de robôs.
Com maior necessidade de produção de equipamentos mais complexos e aumento no volume, o foco voltou-se para o planejamento da produção, para que a mesma fosse realizada no tempo correto.
Foi justamente a combinação da necessidade de cumprimento do plano de produção e a automação dos equipamentos, que acabou despertando nas empresa um maior interesse em aprimorar os processos de gestão e manutenção dos equipamentos, de modo a garantir a produção. Dessa forma teve origem o termo TPM (Total Productive Maintenance), significa Manutenção Produtiva Total em português.
O termo TPM foi originalmente definido pelo JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance). É um método de gestão que identifica as perdas existentes no processo de produção e administrativo, que tende a maximizar o uso de ativos industriais e, assim, garantir uma produção de alta qualidade a custos competitivos.
O TPM em seu início incluía cinco estratégias:
a) Maximizar a eficiência dos equipamentos;
b) Desenvolver um sistema de manutenção produtiva que cobrisse a vida útil do equipamento;
c) A participação de todos os funcionários desde a alta administração até “o chão de fábrica”;
d) O envolvimento de todo o pessoal responsável pelo planejamento, uso e manutenção dos equipamentos;
e) Promover a manutenção produtiva por meio da gestão de incentivos às atividades em pequenos grupos autônomos.
No entanto, a JIPM observou o desenvolvimento do TPM em diferentes setores e sua aplicação em todos os departamentos, incluindo administração e vendas. Por conta disso, introduziu uma nova definição e novas estratégias de TPM, a saber:
a) Estabelecer uma organização consolidada para maximizar a eficiência dos sistemas de produção.
b) Fazer a organização focar na prevenção de todos os tipos de perdas para garantir zero falhas, zero acidentes e zero defeitos, de modo a assegurar a vida do sistema de produção por meio de uso de metodologias no chão de fábrica.
c) Ao implementar o TPM, assegurar a participação de todos os departamentos da organização, incluindo vendas e administração.
d) Garantir que todos (desde funcionários do chão de fábrica até a alta administração) estejam envolvidos na implementação do TPM;
e) Conduzir as atividades de pequenos grupos com foco na em perda zero.
Em resumo, podemos dizer que TPM é o conjunto de atividades das quais todos os trabalhadores de uma empresa são solicitados a participar, ou seja, manter um sistema de produção de forma eficiente e total, contando com a participação de todos.
Em nossa próxima postagem, falaremos sobre o histórico do TPM. Até lá!
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