quarta-feira, 28 de abril de 2021

CONHECENDO O TPM - O QUE É TPM?



Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, com o desenvolvimento das indústrias de manufatura e montagem, houve uma demanda natural para investir em novos equipamentos, tornando as máquinas altamente complexas, sofisticadas e automatizadas.

Entre vários países, o Japão embarcou rapidamente no desenvolvimento de tecnologia industrial e se tornou um dos líderes mundiais em aplicações de robôs.

Com maior necessidade de produção de equipamentos mais complexos e aumento no volume, o foco voltou-se para o planejamento da produção, para que a mesma  fosse realizada no tempo correto. 

Foi justamente a combinação da necessidade de cumprimento do plano de produção e a automação dos equipamentos, que acabou despertando nas empresa um maior interesse em aprimorar os processos de gestão e manutenção dos equipamentos, de modo a garantir a produção. Dessa forma teve origem o termo TPM (Total Productive Maintenance), significa Manutenção Produtiva Total em português.

O termo TPM foi originalmente definido pelo JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance). É um método de gestão que identifica as perdas existentes no processo de produção e administrativo, que tende a maximizar o uso de ativos industriais e, assim, garantir uma produção de alta qualidade a custos competitivos.

O TPM em seu início incluía cinco estratégias:

a) Maximizar a eficiência dos equipamentos;

b) Desenvolver um sistema de manutenção produtiva que cobrisse a vida útil do equipamento;

c) A participação de todos os funcionários desde a alta administração até “o chão de fábrica”;

d) O envolvimento de todo o pessoal responsável pelo planejamento, uso e manutenção dos equipamentos;

e) Promover a manutenção produtiva por meio da gestão de incentivos às atividades em pequenos grupos autônomos.

No entanto, a JIPM observou o desenvolvimento do TPM em diferentes setores e sua aplicação em todos os departamentos, incluindo administração e vendas. Por conta disso, introduziu uma nova definição e novas estratégias de TPM, a saber:

a) Estabelecer uma organização consolidada para maximizar a eficiência dos sistemas de produção.

b) Fazer a organização focar na prevenção de todos os tipos de perdas para garantir zero falhas, zero acidentes e zero defeitos, de modo a assegurar a vida do sistema de produção por meio de uso de metodologias no chão de fábrica.

c) Ao implementar o TPM, assegurar a participação de todos os departamentos da organização, incluindo vendas e administração.

d) Garantir que todos (desde funcionários do chão de fábrica até a alta administração) estejam envolvidos na implementação do TPM;

e) Conduzir as atividades de pequenos grupos com foco na em perda zero.

Em resumo, podemos dizer que TPM é o conjunto de atividades das quais todos os trabalhadores de uma empresa são solicitados a participar, ou seja, manter um sistema de produção de forma eficiente e total, contando com a participação de todos.

Em nossa próxima postagem, falaremos sobre o histórico do TPM. Até lá!

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