No Scrum, a equipe leva a sério o compromisso da iteração, esforçando-se diariamente para colaborar e finalizar as histórias. Lembre-se: no Scrum, “concluído” significa um produto utilizável que atenda aos critérios de aceitação. Como esse é o objetivo, a equipe está sempre desenvolvendo e testando, para garantir que todos os CA da história sejam atendidos. Porém, quem aprova os CA é o Product Owner. Como o Product Owner é o representante da empresa na equipe, sua aprovação é a palavra final. Isso significa que, ao longo da iteração, os membros da equipe conferem seu trabalho com o PO.
Cada história aprovada passa, então, para a coluna “concluído” no quadro de tarefas. Algumas equipes fazem uma breve sessão formal, chamada de revisão da iteração. Nesse evento, a equipe e o PO se reúnem para avaliar a iteração como um todo. Trata-se de um ponto de verificação em que todos analisam cada história da iteração e observam quais foram concluídas. Tudo que não foi concluído é avaliado, priorizado e transferido para outra iteração. Em alguns casos, a equipe descobre novas informações sobre uma história, e ela precisa ser dividida em partes menores.
Depois da divisão, elas também são priorizadas pelo PO e movidas para a iteração adequada. Por fim, a equipe chega a um consenso sobre o que foi concluído e pode ser apresentado ao grande grupo de partes interessadas. Essa reunião deve ser simples e breve. O que fizemos, o que ainda precisamos fazer em iterações futuras e o que está pronto para ser mostrado? Essa sessão é outra etapa da colaboração no Scrum.
A equipe reconhece seu progresso e acompanha o que vem a seguir. Com essa colaboração, a equipe se mantém a par de todo o projeto, permanece focada no panorama geral e entrega um produto utilizável em cada iteração.
Em nossa próxima postagem, falaremos sobre demonstração do trabalho da equipe
Siga nossas mídias clicando no link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!