segunda-feira, 29 de março de 2021

GESTÃO DE SST - ATENDE A LEGISLAÇÃO, EVITA PREJUÍZOS E O PRINCIPAL, PREVINE ACIDENTES!



O mercado está repleto de normas regulamentadoras sobre segurança do trabalho e, à medida que as empresas vão crescendo, aumentam também os riscos relacionados à saúde do trabalhador. Dessa forma, a gestão de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) é de suma importância!

A gestão de SST deve manter seu foco sempre na prevenção, para que os ambientes de trabalhos sejam efetivamente seguros. De modo que, caso ocorra um acidente, ou foi por negligência da gestão, ou por imprudência do colaborador.

Basicamente, a gestão de SST funciona da seguinte forma:

A área de saúde e segurança do trabalho possui uma gama muito grande de aspectos importantes, os quais vão desde a parte básica envolvendo os exames clínicos que compõem o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), até a realização de projetos de equipamentos de proteções coletivas (EPCs), passando pela descrição de operação de equipamentos e ainda treinamentos de segurança.

A importância da gestão de SST reside exatamente no controle desses aspectos mandatórios, conforme cada segmento e riscos existentes, como por exemplo:

Realizar treinamentos periódicos e reciclagens antes do vencimento;

Realizar exames de saúde ocupacional dos colaboradores antes de seu vencimento;

Realizar avaliações qualitativas e quantitativas;

Atualizar os programas de SST;

Todos esses documentos possuem data de validade ou necessidade de constante atualização, de acordo com o estabelecido nas respectivas NRs. Sendo assim, a gestão deve antecipar o evento, de modo que os prazos não sejam perdidos. Até porque, segundo a legislação, caso perca um prazo, a empresa já é passível de multa.

Os principais aspectos da gestão de SST são:

Aumento de produtividade, evitando prejuízos: Implementar normas de SST aumenta a produtividade da empresa, pois motiva o colaborador, já que o mesmo se sente valorizado, além de contribuir para a diminuição do número de afastamentos e custos decorrentes de acidentes e doenças ocupacionais.

Profissionais qualificados e habilitados: O conhecimento específico da área é vital para o desenvolvimento de programas com foco na prevenção de danos à empresa e funcionários. Um programa ou treinamento de SST elaborado sem um planejamento e/ou conteúdo adequado, gera uma falsa impressão de que a empresa atende aos requisitos legais aplicáveis as suas atividades, o que pode ocasionar uma desagradável surpresa, no caso de uma perícia ou fiscalização.

Equipe multidisciplinar: Existe um grande volume de normas obrigatórias referentes a Saúde e Segurança do Trabalho, que toda empresa deve seguir. Para garantir uma gestão de SST com excelência, deve haver um conhecimento profundo sobre cada uma delas, evitando multas e prejuízos. Por isso, é fundamental ter uma gestão de SST com uma equipe multidisciplinar ou invés de apenas uma pessoa.

Previne acidentes: A gestão de SST é importante para a prevenção de acidentes. Dessa maneira, com as devidas avaliações no ambiente de trabalho e atualizações rotineiras dos programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, tudo isso alinhado com um programa de treinamento bem elaborado, os colaboradores têm ciência de sua importância e passam a fazer uso correto dos equipamentos.

Treinamentos: Os treinamentos são essenciais! Dessa forma, é função da gestão de SST verificar com muita seriedade seu nível de eficácia, se foi realizado de maneira correta, incluindo as reciclagens, quando aplicável. Dessa forma, muitos acidentes podem ser evitados.

Falando em Gestão Terceirizada...

Mesmo existindo normas obrigatórias, muitas lideranças não possuem conhecimento suficiente (ou mesmo nenhum!) sobre esses requisitos. Por isso, busca-se a contratação de empresas especializadas na área de Gestão de SST, já que as mesmas serão responsáveis por executar todo o volume de trabalho, com foco no cumprimento das normas vigentes, de modo a evitar que a organização sofra penalidades. Além de apresentar custos muito mais atrativos do que estruturar um departamento interno voltado para essa atividade. Inclui-se nesse processo, o fato de que a empresa terceirizada de Gestão de SST, também irá contribuir para a implementação de um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, conforme a realidade da empresa contratante.

O processo de terceirização da gestão de SST, atua de modo a oferecer suporte para as empresas que ainda não possuem um departamento de SST, ou que necessitam de uma ação complementar, como o apoio de profissionais especializados para o departamento já existente.

Uma das vantagens dessa terceirização, é que a empresa contratada tem, por meio de uma equipe multidisciplinar, todo know-how específico e necessário de Saúde e Segurança do Trabalho. A Segurança do Trabalho é MANDATÓRIA em empresas de todos os segmentos, sendo que, cada uma tem suas características próprias e riscos específicos e, uma consultoria possui a competência para identificar cada um deles.

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