O melhor momento para se negociar e buscar melhores condições de trabalho, salários, cargos, etc, é enquanto se está empregado. É aquela coisa de manter a empregabilidade.
Nesse momento você, caso seja realmente um profissional com conteúdo, experiência, qualificações, habilitações e ótimos resultados, tem sim um certo poder de barganha tanto em seu atual trabalho, quanto no mercado como um todo, caso enxergue que seja o momento de "mudar de casa".
Agora, quando se perde o emprego, passa o tempo e os recursos acabam, infelizmente pra muitos não tem jeito. Vi muita gente extremamente qualificada, atualizada, com enorme experiência profissional, com formações fantásticas, inclusive no exterior, tri lingue, sendo literalmente desprezada pelo mercado e, mesmo buscando alternativas, inovações e afins (muitos viraram motoristas de aplicativo ou montaram barraquinhas nas ruas), não conseguiram bons resultados. Tiveram que se render e, aqueles que conseguiram, optaram por descer vários degraus em termos de salário e função, além de também buscarem áreas e segmentos completamente diferentes de suas experiências anteriores. Outros, desse mesmo nível, passam por severas dificuldades para sobreviver. Infelizmente tenho alguns conhecidos nessa situação.
Nosso mercado "tupiniquim" vive um momento que desafia a lógica. E uma prática que se destaca por ser muito comum atualmente, é o "networking oba oba", onde o “mediano”, que sempre participou dos happy hours com as “pessoas certas”, ganha oportunidades, enquanto aqueles que foram inovadores, trabalharam e deram resultados com excelência, interagindo naturalmente com as áreas e sendo pro ativos com os colegas, mas optaram por uma postura mais reservada, ficam a ver navios.
Se alguém pensa diferente de tudo isso escrito acima, eu até respeito. Mas aí pergunto: E aquela pregação que vemos por aí do "seja você mesmo", do "foco no resultado", do "se reinventar", do "downgrade", de "buscar novas possibilidades", de "rever conceitos"? Questão de coerência com o que se prega, certo? Vale a pena refletir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!