sexta-feira, 23 de julho de 2021

POR DENTRO DO SCRUM - SOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM PROJETOS COM SCRUM



As equipes de projetos em cascata costumam enfrentar três restrições: prazo, custos e escopo. 

Após o início do projeto, elas não podem alterar nenhum desses itens. O problema é que, ao longo do projeto, o ambiente de negócios ao redor muda. Isso significa que, quando terminamos, aquilo que desenvolvemos perdeu valor. Não é culpa de ninguém. As necessidades dos negócios estão mudando cada vez mais rápido. Os requisitos dos projetos também vêm mudando rapidamente para acompanhá-las. Portanto, antes do Manifesto Ágil, as equipes estavam fadadas ao fracasso em qualquer projeto. Então, deixamos de nos concentrar nas três restrições de projetos e decidimos flexibilizar uma delas: o escopo. Foi uma grande mudança. 

O representante da empresa pode contar com uma determinada equipe – os custos, por um determinado prazo, para desenvolver o que considera mais valioso. É simples. Todas as metodologias ágeis seguem essa grande mudança de paradigma. Mantendo tudo fixo, exceto o escopo, temos uma estrutura que entrega exatamente o que é necessário o mais rápido possível. 

A Gestão Ágil engloba muitas metodologias que seguem os mesmos princípios. Uma delas é o Scrum, que deu um passo adiante, criando uma estrutura que ajuda as equipes a manter o foco e as protege das distrações. 

No Scrum, existem duas funções essenciais: o Scrum Master e o Product Owner, responsável pelo produto. Os autores do Manifesto Ágil reconhecem que não tinham acesso aos especialistas certos na empresa com a frequência necessária para orientar suas decisões diárias. O Scrum resolveu isso criando a função de Product Owner. É um representante da empresa 100% comprometido com a equipe. É o trabalho dele em período integral. Eles também perceberam que alguém precisava ajudar a equipe a resolver os problemas cotidianos e contrabalançar as constantes mudanças nos requisitos. Assim, a função de Scrum Master foi elaborada para proteger a equipe e permitir que ela conclua o trabalho sem distrações. Essa função dedicada também ajuda a melhorar os processos internos da equipe. 

Além dessas funções, no Scrum precisamos fazer entregas rápidas, para que sempre saibamos se estamos no caminho certo. Para falhar rápido e aprender rápido, precisamos de feedback rápido. No Scrum, o prazo para que as equipes entreguem valor é de duas a quatro semanas. Precisamos finalizar um produto aprovado pela empresa e pronto para o cliente com essa frequência. 

O Scrum também reconhece que, para entregar isso rapidamente, a equipe precisa de reuniões diárias. São as reuniões diárias em pé. Por fim, o último elemento essencial nessa estrutura é reconhecer que uma equipe saudável precisa de tempo para refletir e pensar no que fazer para melhorar. Assim, no Scrum há um evento obrigatório chamado “retrospectiva”, para que a equipe se avalie e decida o que melhorar. Essa é a estrutura. O foco do Scrum é maximizar a eficiência da equipe. Como o escopo é o ponto de flexibilidade nos projetos ágeis, o foco do Scrum é como entregar o máximo possível de valor dentro das restrições de prazo e orçamento.

Na próxima postagem falaremos sobre funções essenciais em equipes de Scrum

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