E bem possível evidenciar a aplicação do TPM nos departamentos administrativos e de apoio, já que estes podem apresentar muitas perdas em seus processos internos. Nas atividades de TPM nos departamentos administrativos e de apoio, não há envolvimento de equipamento de produção. No entanto, estes departamentos aumentam a produtividade através do registo dos sistemas de gestão e redução de desperdícios e perdas, o que contribui para aumentar a eficiência do sistema produtivo e melhorar as várias actividades de suporte à produção.
A ação do departamento de produção, tem início por meio de informação de departamentos como engenharia e administração. Diante disso, a qualidade e precisão da informação recebida, afeta de maneira significativa as atividades do departamento de produção. A forma de trabalhar estas informações é o cerne do TPM nos departamentos administrativos e de apoio. No TPM, os trabalhos desempenhados por esses departamentos, são tratados de forma similar aos processos de produção, assumindo os procedimentos administrativos como certa similaridade aos equipamentos de produção.
O conceito de criar “fábricas de informações”, que é o fornecimento do produto, informação, com qualidade, precisão, baixo custo e no prazo necessário, é o “ponta pé inicial” para implantar o TPM nos departamentos administrativos e de apoio. Mas, para isso, é muito importante dividir ou subdividir os processos administrativos até o nível de ações mínimas, de modo a investigar e identificar as funções, características e cargas de trabalho. Dentro do sistema como um todo, cada departamento administrativo tem uma função essencial e resultados específicos a desenvolver e apresentar. Quando se aplica o conceito de equipamento nesses departamentos, isso implica em estabelecer condições básicas para as funções dos mesmos, o que evidenciará as necessidades de melhorias e como alcançá-las.
Para o desenvolvimento dos setores administrativos, é fundamental o estabelecimento de uma missão e visão departamental. Ambas devem apresentar compatibilidade com os outros departamentos, expressando o que o departamento faz e onde ele quer chegar no futuro. Por fim, o trabalho deve ser focado na conquista de resultados mensuráveis.
Mas se os departamentos administrativos não utilizam equipamentos de produção, o que têm a ver com o programa TPM?
Bom, é nesse momento que se transforma cada processo de apoio em “fábricas de serviços” altamente produtivas.
Cada “saída” de recursos, como: atividade, documento, informação (emitida, manuseada, despachada ou armazenada), material de consumo, dentre outras, deve ser rigorosamente reavaliada, de modo a analisar qual o valor está sendo agregado ao produto da empresa, ou seja, aos bens ou serviços, pois estes são os geradores de “entradas” para os processos seguintes, alguns dos quais são diretamente relacionados a atividade fim da empresa.
A implementação do Pilar Office, desenvolve o conceito de “fábricas de serviços” para as áreas de apoio e, dessa forma, estas devem atuar com alto nível de qualidade, correção, precisão e devem ser úteis para quem as utiliza.
Em nossa próxima postagem, vamos falar do Pilar SHE (SEGURANÇA OCUPACIONAL, SAÚDE E MEIO AMBIENTE)
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