quarta-feira, 14 de julho de 2021

PILARES DO TPM - MANUTENÇÃO DA QUALIDADE



A Manutenção da Qualidade tem como objetivo prevenir e identificar erros de desenvolvimento no processo de produção. Para tal, é necessário realizar a análise de causa raiz, que pode ser feita com o uso de diversas ferramentas, as quais citamos em um vídeo que fizemos sobre O CICLO PDCA E SEU IMPACTO ECONÔMICO NA INDÚSTRIA, o qual vocês podem assistir abaixo:



Em nossa série de artigos SEGUNDA COM LEAN, também apresentamos diversas ferramentas e metodologias voltadas para melhorias e solução de problemas. Todo esse material está disponível aqui em nosso blog.

Bom, uma vez identificados os problemas de qualidade existentes, é possível implantar projetos de melhoria específicos, o que reduz de forma considerável a quantidade de defeitos.

Outra grande vantagem da manutenção da qualidade é a redução de custos, já que enxerga os problemas no início do processo produtivo, permitindo assim diminuir a taxa de desperdício.

O pilar de manutenção da qualidade, através do conceito básico de manter o equipamento em perfeito estado e obter a qualidade dos produtos processados, proporciona ações que buscam estabelecer e manter as condições básicas do equipamento e evitar os defeitos da qualidade. São realizadas revisões e avaliações periódicas das condições da qualidade dos produtos, de modo a verificar e garantir que os valores obtidos estejam dentro dos padrões corretos. As variações nos valores obtidos fornecem elementos estatísticos para determinar e implementar corretamente medidas preventivas durante o processo de fabricação, com foco na melhoria da qualidade

O conceito de controle da qualidade é baseado nos seguintes princípios: 

Não receber nada de qualidade inferior 

Não produzir nada de qualidade inferior 

Não entregar nada de qualidade inferior 

A taxa de defeitos da qualidade tende a se reduzir, se as condições básicas dos equipamentos forem mantidas. Dessa maneira, a manutenção da qualidade está diretamente ligada às condições do equipamento.

Para garantir a qualidade do produto por meio da manutenção dos equipamentos (condições básicas), a manutenção da qualidade também é necessária.

As características de qualidade são afetadas principalmente por quatro tipos de "insumos" de produção: 

Equipamentos, 

Materiais, 

Comportamento humano (habilidades)

Métodos

A primeira etapa da manutenção da qualidade é esclarecer a relação entre esses quatro fatores e as características de qualidade do produto, analisando os defeitos de qualidade.

A qualidade é construída no decorrer do processo, e não apenas através do controle dos resultados.

O equipamento é um modo utilizado para executar o processo. Assim sendo, ao aplicar a perspectiva de manutenção da qualidade já no projeto de um equipamento, é necessário começar identificando quais componentes afetarão as características de qualidade do produto. Tais componentes são denominados “componentes de qualidade”. Posteriormente são identificadas as condições que estes componentes devem apresentar para manter as características de qualidade.

Necessidade da manutenção da qualidade

A manutenção da qualidade do produto e a garantia da sua uniformidade, já é uma importante tarefa pertinente as atividades de produção. Portanto, é necessário estabelecer um sistema de garantia da qualidade por meio das atividades de Manutenção da Qualidade, com foco na abordagem dos problemas de qualidade de manutenção da fábrica. Basicamente a ideia é a segurança da continuidade de um alto nível de qualidade através da manutenção efetiva dos equipamentos, além da busca pela melhoria contínua.

Em nossa próxima postagem, vamos falar do Pilar Office

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