A estrutura do Scrum é leve, mas incrivelmente flexível, eficiente e poderosa. Porém, assim como um carro, a melhor estrutura não leva a lugar algum sem um motor potente. Em toda equipe de Scrum, existem duas funções essenciais: o Product Owner e o ScrumMaster. Vamos começar com o Product Owner, ou PO.
O PO é o representante da empresa na equipe. Ele trabalha em período integral, todo dia, pois contribui para o produto final diariamente. Ele revisa todo o trabalho concluído pela equipe e o aceita ou pede alterações à equipe, para garantir que o máximo de valor seja entregue. Anteriormente, a empresa era representada por requisitos documentados que raramente eram atualizados. Em uma equipe de Scrum, o PO está sempre solicitando trabalho e garantindo que os membros entendam bem os detalhes da solicitação, mas a função dele vai além disso. Ele também interage diariamente com as partes interessadas. Para o PO, não basta interagir com a equipe. Ele também deve estar atento a todas as mudanças que ocorrem no contexto empresarial. Como resultado, o PO cuida da visão do produto. Ele define e gerencia a lista de tarefas pendentes e as prioriza. Lembre-se de que, no Scrum, o escopo é flexível.
Como o tempo e os custos permanecem fixos, o PO sabe muito bem que o trabalho deve ser constantemente classificado, priorizando o de maior valor. Ele também pressiona para que a equipe conclua o máximo de trabalho possível em cada pequeno prazo de entrega. Mas como é possível que uma equipe atenda a essas demandas? Os fundadores do Scrum identificaram a necessidade de contrabalançar o papel do PO, criando a função do ScrumMaster. Ele protege a equipe e o processo. O ScrumMaster é o facilitador que mantém a equipe dentro dos limites de segurança do Scrum. Ele equilibra as demandas do PO conforme as necessidades da equipe. É a primeira válvula de segurança para garantir que o ritmo da equipe seja sustentável. Não queremos que ela fique esgotada antes de cruzar a linha de chegada. Veja que é uma declaração importante.
O Scrum é uma estrutura que não valoriza atos de heroísmo, sejam individuais ou em equipe. Valoriza a sustentabilidade e o diálogo sobre o que pode ou não ser realizado. O ScrumMaster é o porta-voz de maior visibilidade da equipe. Ele valoriza a transparência. Cria gráficos e quadros para mostrar o progresso da equipe a qualquer curioso ou interessado. Ele também é a primeira pessoa a ser acionada quando algo atrapalha a equipe. O ScrumMaster trabalha para eliminar qualquer obstáculo até que a equipe possa continuar. Enquanto o PO se concentra no que precisa ser feito, o ScrumMaster se concentra em como a equipe faz o trabalho. Mais uma coisa. O ScrumMaster também responsabiliza a equipe pelos seus compromissos com o Product Owner. Ele aponta tendências no desempenho da equipe ao longo do tempo, ajudando-a a melhorar seus processos e práticas. Como podemos ver, cada função é essencial para que a estrutura funcione corretamente. Sem uma dessas funções, o Scrum torna-se muito menos eficaz do que trabalhando com as duas.
Em nossa próxima postagem, falaremos sobre definição da equipe de SCRUM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!