quarta-feira, 28 de julho de 2021

PILARES DO TPM - SHE


O Pilar SHE, do inglês Safety, Health and Environment (Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente), também é um dos pilares básicos do TPM, já que tem com objetivos garantir que os equipamentos seja confiáveis, evitar falhas humanas, eliminar acidentes de trabalho e danos ao meio ambiente. 

A gestão da segurança do trabalho e meio ambiente é uma atividade essencial em qualquer programa de TPM. As atividades de manutenção autônoma e manutenção planejada devem possuir também foco no gerenciamento dessas áreas críticas.

Uma plena implementação do TPM, tende a produzir melhoras significativas de diversas formas, na segurança do trabalho e meio ambiente, como por exemplo:

- Sendo o equipamento defeituoso uma fonte comum de riscos, as campanhas para atingir Zero Avarias e defeitos trazem consigo possibilidades de melhoria também para segurança do trabalhador;

- Aplicando de modo pleno os princípios de 5S (como parte da manutenção autônoma), através da eliminação de fugas e vazamentos, os locais de trabalho se tornam mais limpos e organizados;

- Os colaboradores treinados no TPM se preocupam com seus equipamentos, possuindo maior capacitação para detectar anormalidades e resolvê-las rapidamente;

- Os profissionais que operam os equipamentos e conduzem os processos, são plenamente qualificados;

- Os colaboradores passam a adotar uma postura de responsabilidade com sua própria saúde e segurança.

Em todo caso, atividades de segurança do trabalho devem ser realizadas diariamente em pequenos grupos, através de pequenas melhorias individuais, tendo sempre como objetivo a segurança nos equipamentos e processos. De modo a monitorar as atividades de segurança do trabalho, é recomendado que auditorias periódicas de Segurança do Trabalgo sejam realizadas por parte da Alta Direção, mantendo assim os profissionais envolvidos nas atividades, sempre em alerta para qualquer situação de risco. Programas de redução de ruídos e projetos de reciclagem, por exemplo, dentre outras atividades de melhorias visando o meio ambiente, devem ser também constantemente desenvolvidas.

Em qualquer programa de TPM, a Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho e Gestão de Meio Ambiente são atividades chave. 

O gerenciamento dessas áreas críticas também deve ser foco das atividades de manutenção autônoma e manutenção planejada.

Tem como principais objetivos:

- Busca de “zero acidente” através da segurança e máxima saúde e bem-estar do colaborador,

- Busca de processos produtivos que não afetam ou que minimizam o impacto ambiental.

Assim como a qualidade busca zero falhas o pilar SHE procura eliminar e prevenir qualquer situação compotencial de prejudicar a segurança dos colaboradores, além de manter o foco no aumento da qualidade de vida e a garantia da preservação do meio ambiente.

Processos de conscientização e de desenvolvimento de pessoas, são atividades fundamentais para garantir o atingimento dos objetivos deste pilar.

Dentro desse processo de desenvolvimento, os profissionais têm a possibilidade de conhecer os equipamentos de forma completa, além de adquirir consciência quanto à importância da segurança em suas atividades.

Atividades como a eliminação de fontes de sujeiras e eliminação de locais de difícil acesso, contribuem efetivamente com a segurança e o meio ambiente, tendo em vista o alinhamento deste pilar SHE, com todos os demais pilares, já que, de certa forma, pilares como o da melhoria especifica valorizam ações ou melhorias focadas em ergonomia, segurança e meio ambiente.

Em nossa próxima postagem, vamos falar sobre o modelo de gestão do TPM

Siga nossas mídias clicando no link abaixo:

Ou aponte seu celular para o QR CODE aqui:



Vem com a gente, porque aqui, nós pregamos o que acreditamos e praticamos o que pregamos! Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!