O Scrum quer que você falhe. Aliás, o lema do Scrum é “falhar rápido”. É sério! Acredite! Sei que parece estranho, mas há uma boa razão para isso.
Em projetos tradicionais, os gerentes e desenvolvedores trabalham meses ou anos até ver resultados. Em 80% dos casos, o software e os projetos falham. Então, podemos perguntar: eles vão continuar falhando? Na verdade, não. O segredo é se concentrar na segunda palavra: rápido. O fracasso é bom, se soubermos aprender com ele. Porém, se tivermos que esperar muito, já não aprenderemos tanto.
O Scrum resume o Manifesto Ágil e seus princípios a uma estrutura muito simples, que incentiva o foco em pequena escala e ciclos rápidos de aprendizagem. Este é o verdadeiro significado de falhar rápido: aprender rápido. Com isso em mente, os fundamentos da estrutura são concebidos para incentivar esse ciclo rápido de feedback.
A estrutura do Scrum não é prescritiva. Costumamos dizer que ela tem limites de segurança, como as proteções laterais que vemos nas estradas. Essas proteções não dizem exatamente em qual faixa devemos dirigir, mas nos mantêm no caminho para uma boa viagem. O Scrum também. Tendo como diretrizes os princípios da Gestão Ágil e uma estrutura flexível de atividades executadas em um cronograma curto e uniforme, seu projeto estará pronto para o sucesso.
Só pra resumir, aproveito para apresentar a estrutura do Scrum em sua forma mais simples:
Para começar, o Product Owner tem uma lista de pendências com as prioridades de trabalho da equipe. Mais ou menos a cada duas semanas, a equipe analisa a lista de pendências e decide o que completar nas próximas duas semanas. A equipe desenvolve e testa sua solução para os itens da lista de pendências até que estejam prontos para uso. Ao final dessas duas semanas, a equipe apresenta suas realizações ao Product Owner e às partes interessadas. Por fim, a equipe reflete sobre os acontecimentos das duas semanas e decide o que fazer para melhorar as práticas de trabalho.
É isso! O prazo curto e o foco em um produto concluído no final forçam a equipe a falhar rápido. Ou melhor, a aprender rápido.
Na próxima postagem falaremos sobre solução de problemas em projetos com o Scrum
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!