O que é Manifesto Ágil?
O Manifesto Ágil, foi desenvolvido, a princípio, como uma ferramenta de gestão para o desenvolvimento de softwares ágeis, única e exclusivamente, focando na voz do cliente, entregando sempre algo positivo em relação às experiências do usuário.
Como surgiu o Manifesto Ágil?
O Manifesto Ágil é uma declaração que surgiu aproximadamente em 2001, abrangendo princípios que fundamentam o desenvolvimento ágil de projetos.
Os autores do Manifesto Ágil
17 foram os autores do Manifesto Ágil, os quais comprometeram a seguir e disseminar os princípios e valores presentes no documento.
Os valores do Manifesto Ágil
>Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas: Devemos entender que o desenvolvimento de software é uma atividade humana e que a qualidade da interação entre as pessoas pode resolver problemas crônicos de comunicação. Processos e Ferramentas são importantes, mas devem ser simples e uteis.
>Software em funcionamento mais que documentação abrangente: O maior indicador de que sua equipe realmente construiu algo é software funcionando. Clientes querem é resultado e isso pode ser com software funcionando. Documentação também é importante, mas que seja somente o necessário e que agregue valor.
>Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos: Devemos atuar em conjunto com o cliente e não “contra” ele ou ele “contra” a gente. O que deve acontecer é colaboração, tomada de decisões em conjunto e trabalho em equipe, fazendo que todos sejam um só em busca de um objetivo.
>Responder a mudanças mais que seguir um plano: Desenvolver software e produtos é um ambiente de alta incerteza e por isso não podemos nos debruçar em planos enormes e cheio de premissas. O que deve ser feito é aprender com as informações e feedbacks e adaptar o plano a todo momento.
Os 12 princípios do Manifesto Ágil
1) Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.
2) Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.
3) Entregar software funcionando com freqüência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.
4) Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto.
5) Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.
6) O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.
7) Software funcional é a medida primária de progresso.
8) Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.
9) Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.
10) Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.
11) As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.
12) Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.
Em nossa próxima postagem, o tema será Scrum: A Principal Metodologia de Projetos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!