Bob Hoover ao lado de um T-28B
Esse texto foi extraído do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie, 51ª edição, da Companhia Editora Nacional, página 58. Carnegie é minha maior referência em liderança e no trato de pessoas. Suas idéias estão em evidência desde 1936 e não se desatualizam. Proponho a todos que o conheçam mais a fundo, pois tenho a certeza de que dessa forma conseguiremos construir um mundo (não só o corporativo) melhor. Segue o texto:
Bob Hoover (nascido em 24/01/1922, hoje com 93 anos), famoso piloto de teste, bastante solicitado para realizar acrobacias aéreas, depois de uma dessas demonstrações em San Diego estava voltando a casa em Los Angeles. A 300 pés de altura, como descreveu a revista especializada Flight Operations, ambos os motores da aeronave repentinamente pararam. Através de uma hábil manobra, ele conseguiu aterrissar e, embora ninguém se tenha ferido, o avião ficou bastante danificado.
Após proceder à aterrissagem de emergência, a primeira providência de Hoover foi examinar o tanque do avião. Tal como suspeitara, o aparelho da Segunda Grande Guerra Mundial tinha sido abastecido com combustível de jato, não com gasolina.
Voltando ao aeroporto, pediu para ver o mecânico que tinha abastecido o avião. O rapaz mostrou-se profundamente abalado com o erro que havia cometido. Quando Hoover aproximou-se dele, lágrimas escorriam-lhe pelas faces. Acabara de causar a perda de um avião extremamente dispendioso e por pouco não causou a perda de três vidas.
Era de se imaginar a fúria de Hoover, as palavras cruéis que esse piloto meticuloso e orgulhoso de si desfecharia contra o rapaz. Mas Hoover não repreendeu o mecânico; ao contrário, abraçou-o e disse: "Para lhe provar que tenho certeza de que jamais voltará a fazer o que fez, quero que você amanhã abasteça o meu F-51"
Vocês acham que esse mecânico errou novamente? Dá pra imaginar o nível de fidelidade gerado nesse mecânico para com Hoover com essa atitude? Por acaso não lembra um certo Jesus, que tantas vezes disse "Seus pecados estão perdoados" e "Vá e não peques mais"?
Pessoal, é preciso ter sabedoria para entendermos que na maioria das vezes, as pessoas não são insanas ao ponto de cometerem de maneira proposital determinadas falhas. A decisão pura e simples de punir, é uma clara evidência da falta de competência intelectual em se analisar as circunstâncias que envolvem uma falha. Daí torna-se mais cômodo a punição, seja desde uma abordagem severa até um desligamento. É mais fácil do que tirar uma lição da falha e aplicar positivamente no ajuste da equipe e desenvolvimento da mesma, sem maiores traumas, não é mesmo? Pois é, mas é um equivoco. Somos líderes exatamente para facilitar o despertar da motivação e construir equipes envolvidas, coesas e focadas nos objetivos, sendo nós suas referências.
Excelente exemplo de Hoover, tão bem descrito por Dale Carnegie. E detalhe: Hoover era um piloto e não um pensador, muito menos profissional de RH.
Importante refletirmos com bastante intensidade sobre este caso, para verificarmos como está nossa dosagem de avaliação em relação as nossas equipes.
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