O TPM visa eliminar as causas de quebras e defeitos para garantir a manutenção planejada e programada. É baseado no comportamento humano e entende o aumento da funcionalidade, a facilidade de operação e manutenção de máquinas e equipamentos, são fatores de grande contribuição para manter um ambiente produtivo e com qualidade total.
Obviamente, o TPM fornece, em última análise, um ambiente limpo, organizado e seguro e, portanto, mais saudável. Dessa forma, temos por hábito afirmar que seu objetivo principal é composto por três sub-objetivos: "Quebra Zero", "Zero Defeitos" e "Zero Incidentes".
Esses três objetivos só podem ser alcançados mudando o comportamento e a atitude de todos os funcionários da empresa. Se olharmos para o japonês, é fácil ver por que essa ferramenta é bem-sucedida por lá. Eles simplesmente entenderam o conceito e reorganizaram a empresa com o objetivo de implantar uma cultura organizacional que visa garantir a integração entre pessoas, equipamentos e produtos, com a participação de todas as áreas vitais no processo, principalmente produção e manutenção. Desde então, eles adotaram isso como um hábito, sempre buscando aprimorar o processo de forma disciplinada.
Eles transformaram a frase:
“Eu opero, você conserta”
Em:
“Eu e você produzimos”
Na próxima postagem falaremos sobre os benefícios conquistados com o TPM. Até lá!
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