quarta-feira, 8 de setembro de 2021

TPM: O OEE (OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS)


OEE é o principal indicador de efetividade global de equipamentos e linhas de produção, sendo largamente utilizado nas indústrias de manufatura.  A sigla OEE é uma abreviação do termo Overall Equipment Effectiveness.

O OEE foi introduzido por Seiichi Nakajima, um dos pais da TPM (Total Productive Maintenance / Total Performance Mangement - consulte nosso artigo CONHECENDO O TPM - ALINHANDO CONCEITOS), como sendo uma medida essencial para avaliar a performance de um equipamento,  sendo usado como um dos principais componentes da metodologia TPM.

Com o crescimento da manufatura enxuta (lean manufacturing) o OEE passou a ter um amplo uso pelas empresas que abraçaram esta filosofia de produção, tornando-se popular e sendo utilizado até por empresas que ainda não adotaram a produção enxuta.

Uma das razões que contribuíram para a larga utilização do OEE, é pelo fato de nos mostrar, de forma simples e direta, o quão efetivamente um equipamento foi utilizado, ou seja, quantos itens bons foram produzidos, comparado com a sua capacidade de produzir itens bons.

Exemplo:

Peças boas produzidas no turno: 3000 peças

Peças boas que o equipamento tem capacidade de produzir no turno: 5000 peças

OEE = 3000 / 5000 * 100% = 60%

No exemplo acima, o OEE de 60% indica que o equipamento produziu 60% dos itens bons que o equipamento tem capacidade para produzir no período, e que a perda foi de 40%, ou seja,  2000 itens deixaram de ser produzidos ou foram produzidos com defeito.

O OEE mostra quanto tempo o equipamento produziu comparado com o tempo disponível para produção.  Do de produção, quão rápido ele produziu.  E dos itens produzidos quantos estavam conforme as especificações.   E assim o OEE não  quanto houve de perda, mas também onde estão as perdas, facilitando a atividade de quem atua na produção e precisa adotar ações para atingir as metas estabelecidas.

Gestores têm condições de analisar todas as oportunidades de melhoria, escolhendo aquelas que proporcionam um retorno maior ou as que, apesar de apresentarem um retorno menor, podem ser alcançadas rapidamente à um custo pequeno, como por exemplo, a aplicação de um treinamento voltado para a equipe de produção.

Outro fator importante referente a adoção do OEE na gestão da performance industrial, deve-se ao fato de que o uso de indicadores de desempenho financeiro não refletem a realidade da produção, conduzindo os gestores, em algumas situações, a tomarem decisões equivocadas.

Siga nossas mídias clicando no link abaixo:

Ou aponte seu celular para o QR CODE aqui:



Vem com a gente, porque aqui, nós pregamos o que acreditamos e praticamos o que pregamos! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!