sexta-feira, 7 de maio de 2021

GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS - GERENCIAMENTO DE PROBLEMAS E RISCOS



Em todo projeto, é necessário enfrentar problemas. O importante é ter as competências para resolvê-los logo que surgirem. 

O gerente de projeto deve instruir a equipe sobre o que fazer quando surgirem problemas. O gerenciamento de problemas está mais ligado a relacionamentos e formas de interação do que a táticas para resolução de problemas. Envolve ganhar confiança mútua para que, quando surgirem problemas, haja liberdade para uma conversa sincera e direta. 

É muito importante definir técnicas para conflitos saudáveis, pois os problemas podem ser resolvidos rapidamente usando informações válidas. Seguem algumas técnicas úteis para esse tipo de gerenciamento junto as equipes: 

  • Os membros da equipe devem atacar o problema, não a pessoa. 
  • Conflitos entre os membros devem ser resolvidos diretamente, de forma profissional e respeitosa. 
  • Todos devem trabalhar com fatos, não rumores ou boatos. 

Caso não cheguem a um acordo, peça aos membros que apresentem suas hipóteses com uma boa análise dos prós e contras. Os membros em conflito devem, então, apresentar as informações juntos, explicando o ponto de vista dos colegas. Essa orientação é muito eficaz, pois muitos membros chegam a uma resolução por conta própria ao fazer essa apresentação em conjunto. Você só deve tomar decisões quando sua equipe não conseguir fazer isso. Ao tomar uma decisão, deixe-a clara e apresente a justificativa. Peça apoio com base na decisão tomada. 

Entendemos se importante  colocar os três maiores problemas do projeto em um local visível na sala da equipe, para que todos estejam cientes dos principais problemas e concentrem-se na resolução deles. 

Trabalhar no mesmo local é essencial nos projetos ágeis, porém também é necessário que a equipe possa realizar algumas tarefas em um local mais tranquilo. Pode haver problemas quando uma equipe trabalha junta em um espaço aberto onde todos escutam tudo o tempo todo. Pode ser difícil se concentrar quando há muitas atividades na sala. Disponibilize baias que possam ser usadas ocasionalmente para concluir trabalhos intensos ou permita que os membros usem fones de ouvido na sala da equipe quando não quiserem ser interrompidos. Um bom ambiente de trabalho aumenta a produtividade e a capacidade de resolver problemas, pois o estado de espírito de todos estará bem melhor. 

Enquanto a equipe trabalha com as funcionalidades, é importante que você se afaste e analise a direção e o progresso geral da equipe. É seu trabalho observar tudo estrategicamente, garantindo que os problemas maiores sejam tratados e que os riscos novos e atuais sejam avaliados e considerados. 

Havendo espaço, coloque os três maiores riscos na parede da sala da equipe. Uma equipe informada vai se lembrar de que também pode ajudar a reduzir os riscos. 

O gerenciamento de problemas e riscos envolve relacionamentos e formas de interação. Havendo orientações claras sobre como resolver conflitos, a equipe terá as ferramentas certas para resolver problemas, ficar atenta aos riscos e obter bons resultados. 

Na próxima postagem, falaremos sobre o acompanhamento das lições aprendidas nas iterações. Até lá!

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