No Scrum, nos esforçamos para entregar um produto funcional ao final de cada iteração. Mas de que isso adianta se ninguém ficar sabendo? A resposta do Scrum para isso é a demonstração. Como sabemos, o PO é responsável por aprovar o que foi entregue. Tudo que for aprovado está pronto para ser demonstrado para um público-alvo maior. O PO é responsável perante as outras partes interessadas, atuando como seu representante para garantir que recebam aquilo que desejam.
A demonstração é como o PO e a equipe garantem que os interessados estejam satisfeitos com a entrega. É um evento poderoso para as equipes de Scrum. A demonstração gera confiança entre a equipe e os interessados, e isso ocorre de algumas maneiras.
Primeiramente, é uma ocasião para conversas diretas com as partes interessadas. Esse grupo tem interesse no sucesso da equipe e do produto. É uma ótima oportunidade para que a equipe receba feedback direto. Os interessados podem ver diretamente o trabalho sendo realizado a seu pedido, dão feedback à equipe, elogiam o que foi feito e sugerem mudanças, propondo novas histórias. O PO registra isso tudo e, após a demonstração, trabalha para acrescentar detalhes e avaliar as novas histórias para a lista de pendências.
Às vezes, os interessados veem algo na demonstração e desistem daquilo. Não há problema algum. É melhor ouvir e cuidar disso na hora. A equipe pode, então, dar atenção ao que os interessados realmente querem.
Outra vantagem da demonstração é permitir que as partes interessadas conheçam quem está trabalhando no projeto. Elas podem conferir pessoalmente as habilidades e a dedicação de cada membro às iterações. É uma oportunidade para construir relacionamentos entre a equipe e os interessados. Essa visibilidade dá aos interessados uma perspectiva mais ampla e equilibrada sobre o que é preciso para criar seu produto. Além disso, eles veem a disposição da equipe para receber feedback e se adequar às novas necessidades.
Por fim, a demonstração apresenta o progresso geral rumo ao objetivo final. O PO atualiza o roteiro do produto e o planejamento de lançamentos após cada iteração. Esse é o momento de mostrá-los às partes interessadas. A equipe faz com que os interessados participem da jornada e possam dar feedback sobre os prazos e o conteúdo de cada lançamento planejado. É mais uma atividade que fortalece a confiança e o relacionamento.
Talvez você se pergunte se precisa fazer uma demonstração no fim de cada iteração. Não, não precisa, mas deve fazer demonstrações sempre que possível. Isso ajuda a conquistar a confiança dos interessados e demonstrar o progresso obtido. O produto será mais robusto e terá grande aceitação se recebermos feedback constante para aperfeiçoá-lo.
Uma das melhores coisas do Scrum é a transparência, tornando tudo visível a todos. Faça demonstrações periódicas, para que o produto fique compatível com as expectativas dos interessados.
Em nossa próxima postagem, falaremos sobre avaliação da equipe
Siga nossas mídias clicando no link abaixo: