Estrutura de composição do Telhado Verde
A cobertura viva é composto por 6 camadas, conforme descritas na figura 5.
Figura 5 – Componentes da cobertura viva.
Fonte: http://2030studio.com/telhado-verde-uma-opcao-sustentavel/
Camada Impermeabilizante
Tem função de proteger a laje contra infiltrações. Há diversos materiais para impermeabilizar a estrutura como betuminosos e sintéticos. Utiliza-se normalmente lona ou manta asfáltica.
Camada drenante
Serve para drenar a água da chuva dando vazão ao excesso de água e também como filtro separando os poluentes. Esta camada pode ser constituída de brita, seixos, argila expandida e tem espessura de 7 a 0 cm.
Camada filtrante
Retêm partículas que seriam levadas pela água da chuva.
Solo e Substrato
Para telhados verde onde haverá pisoteio e uso intenso, existe no mercado uma tecnologia onde todos os componentes estruturais (drenagem, filtro e reservatório) estão numa mesma peça com encaixe lateral, onde o substrato é leve e há um adequado desenvolvimento radicular.
Membrana de proteção contra raízes
Controla o crescimento das raízes que seriam danosas para o sistema.
Proteção mecânica
Deverá ser executada por profissional habilitado, ou seja, pela própria empresa que executou os serviços de impermeabilização para que não ocorram danos à impermeabilização.
Vegetação
A escolha das plantas vai depender do quanto a estrutura da edificação pode receber de carga e do objetivo do telhado. Esteticamente, um jardim bonito deve conter plantas ornamentais e grama além de seixos, cascas de árvores entre outros para compor o jardim tornando o ambiente confortável. Outra condição para a escolha das plantas é o clima do local, devendo dar preferência para plantas regionais que são acostumadas com o clima.
Na próxima postagem, falaremos sobre os tipos de Cobertura Viva, a inclinação e alguns exemplos de legislação no Brasil. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!