Por outro lado, vale aqui mais uma vez destacar a necessidade de maior engajamento dos gestores, pois esse cenário ainda é muito mais comum do que se imagina. Para qualquer sistema de gestão dar certo, é primordial que a alta gestão da empresa compre a ideia e dê o exemplo!
quinta-feira, 29 de outubro de 2020
VOCÊ É O MAIOR RESPONSÁVEL PELA SUA SEGURANÇA!
terça-feira, 27 de outubro de 2020
### DESMISTIFICANDO A TERMINOLOGIA - ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA ###
Administração estratégica é uma administração do futuro que, de forma estruturada, sistêmica e intuitiva, consolida um conjunto de princípios, normas e funções para alavancar harmoniosamente o processo de planejamento da situação futura desejada da empresa como um todo e seu posterior controle perante os fatores ambientais bem como a organização e direção dos recursos empresariais de forma otimizada com a realidade ambiental, com a maximização das relações interpessoais. (OLIVEIRA, 1995, p. 28).
sábado, 24 de outubro de 2020
CONHECENDO A GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS
A Gestão Ágil de Projetos é um processo no qual os projetos são gerenciados e implementados em blocos de tamanho menor. Os projetos ágeis agregam valor ao negócio com entregas pequenas e frequentes, as quais chamamos funcionalidades.
No modelo tradicional, chamado cascata, os requisitos do projeto normalmente são documentados antes, com o planejamento da solução plena, vindo na sequência desenvolvimento, teste e implementação. Se o processo todo levar um ano, antes de sua conclusão, não há nenhum valor concreto para o negócio.
Nos projetos ágeis, temos as iterações ou sprints, que são pequenos blocos lógicos onde itens são criados. É uma técnica bem apropriada para quando houver necessidades corporativas em frequentes mudança ou quando a empresa tiver interesse em colher benefícios do produto de forma antecipada. Na Gestão Ágil, há a possibilidade de focar no que a empresa precisa de imediato e, no caso de mudanças, há a possibilidade de atender as novas necessidades já na iteração seguinte.
Apesar de seu uso muito comum em projetos de TI, a Gestão Ágil pode também ser usada em outras áreas, como projetos envolvendo mudanças de instalações, reorganizações empresariais ou alterações de processos empresariais em um departamento.
É viável aplicar a Gestão Ágil em praticamente qualquer projeto, caso seja possível gerar e implementar entregas em prazos curtos, expandi-las ou agregar capacidades futuras. A criação de capacidades em projetos ágeis pode envolver uma ou mais partes por vez, assim como blocos de construção. Em projetos ágeis bem-sucedidos, as iterações ou sprints costumam durar de 4 a 12 semanas. Há foco na comunicação face a face mais do que em documentação, até porque precisamos criar um produto, não um pacote de documentos do mesmo. As equipes técnicas e comercial trabalham em conjunto no mesmo local ou usam ferramentas virtuais avançadas para simular proximidade. Além disso, a existência de um patrocinador 100% dedicado a Gestão Ágil é essencial. Por fim, as alterações nos requisitos são previstas e atendidas.
O bom funcionamento dos projetos ágeis abrange outros itens em comum com modelos tradicionais de projetos, tais como:
1) Visão das etapas finais;
2) Seguir um ciclo de vida do projeto que seja claro para todos;
3) Garantir que os requisitos sejam compreendidos;
4) Fazer uso de um cronograma compartilhado e gerenciado;
5) Ter uma equipe dedicada à realização do trabalho;
6) É fundamental a comunicação com todas as partes interessadas.
Daremos continuidade a esse tema em postagens futuras, explicando um pouco mais as características e vantagens comuns de um projeto ágil.
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
FOCO SEMPRE NOS PONTOS POSITIVOS!
Me faz lembrar a piada do careca...
Um homem que morava numa vila, era engenheiro eletrônico, falava inglês, francês, alemão, era arquiteto, músico... Ninguém o conhecia!
Conhece o músico?
Conhece o que fala inglês?
Conhece o careca?
Ahhhhhhhh.... O careca conheço!
Quer dizer o careca todo mundo conhece, as qualidades... ninguém?"
Entendam a mensagem! Só pra esclarecer, ser careca não é crime e nem uma desqualificação. O ponto é, com certeza o cidadão se esforçou tanto, se qualificou tanto (tornou-se multiskill), que obviamente sua expectativa era ser reconhecido por esses esforços, não por uma questão alheia a sua vontade, apesar de natural.
Lendo essa história, lembrei que recentemente ouvi um relato bem interessante de um colega. Ele me contou que estava conversando com mais 2 amigos, sendo que um deles, de 52 anos, se lamentava pelo fato de estar há mais de 1 ano em busca de recolocação. Apesar de se manter ativo e atualizado no mercado, pois recentemente concluiu sua formação em Gestão Ágil de Projetos, possuir mais de 30 anos de experiência, ocupando cargos de gerência, ser graduado, pós graduado, ter MBA, falar fluentemente 4 idiomas, permanece sem sequer receber um telefonema convidando para entrevista. Fora os “amigos” que sumiram! E alguns ex-colegas de trabalho, que o elogiavam constantemente, que poderiam tranquilamente abrir portas para ele hoje, pelas posições que ocupam, também desapareceram! Disse inclusive, durante a conversa descrita, a seguinte frase: “Me sinto como um leproso dos relatos bíblicos”.
Ainda conforme o relato desse meu colega, o outro amigo participante daquele diálogo lembrou: “Acho que você está sofrendo por erros passados. Lembro uma vez, há uns 15 anos, quando você discutiu asperamente com o “fulano” e todos que estavam na sala ficaram assustados. O “fulano” hoje é Diretor de uma grande empresa, já deu oportunidades pra outros colegas dessa época e até hoje tem contato comigo. Isso com certeza, na época, correu a empresa inteira e hoje, você pode estar “queimado” com muita gente por causa desse ocorrido, incluindo o “fulano” e a turma que estava presente no momento da discussão!”
Essa história me recorda algumas pessoas que conheço, que pensam de forma parecida com o que descrevi. Apesar de você ao longo dos anos ter desenvolvido várias competências, habilidades, qualificações, formações, habilitações, experiências, mas principalmente ter AMADURECIDO em todos os aspectos, eles ainda ficam naquela de "ah, mas uma vez, há 150 anos atrás, ele errou nisso", "ah, há muito, muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante, ele deixou de fazer um favor que eu pedi", "ah, no século XV, quando trabalhamos juntos, tivemos uma pequena discussão"... e por aí vai. Um ponto importante é o esquecimento de todos os aspectos positivos construídos em conjunto, os suportes, as parcerias, os favores feitos, as entregas. Isso realmente parece não contar, igual ao trecho "Se fizermos 10 coisas e errarmos 3, só vão falar dos 3 erros, não dos 7 acertos ou qualidades!" Interessante que outros, que nem tão qualificados ou "bacanas" são, mas estavam sempre presentes nos "networking oba-oba" da vida, são sempre lembrados por essas "figuras". Alguma relação com posturas interesseiras? Ah, acho que não... talvez eu esteja delirando ou, como costumam dizer, é "vitimismo" ou “mimimi”... Só que não!
Eu sempre foco no perfil profissional e no caráter. Por que vou me fixar em problemas passados há tanto tempo? Quando pensamos assim, assumimos que quem era “legalzinho” antes, será assim para sempre, mas sabemos muito bem que não é verdade! Nem todos são bons ou ruins para sempre. Existe melhora e piora no processo. O “cara mau” pode melhorar, assim como o “bonzinho pode piorar” e, neste último caso, quem pensa dessa maneira “jurássica”, “cai do cavalo”.
E vamos combinar: Quem quer uma equipe de “amiguinhos”? Eu quero uma equipe vencedora! Edmundo e Evair em 1997 se odiavam, mas levaram o Vasco a um campeonato brasileiro incontestável. Em 2001, Edílson e Petkovic nem se olhavam, mas juntos deram um Carioca e uma Copa dos Campeões para o Flamengo. Conseguiram entender?
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
PODEM ACREDITAR, ISSO ACONTECE!!!
Em meus processos de prospecção de oportunidades, seja como PJ (consultor / auditor freelancer) ou CLT, tenho algumas vezes me deparado com uma situação bastante curiosa:
Questionamentos sobre o DDD de meu celular!!!
Eventualmente me perguntam: “Como você está morando no RJ se seu DDD é SP”?
É curiosa essa pergunta, principalmente nos tempos atuais, com a quantidade de pacotes diversificados das empresas de telefonia. É simples! Como muitos já sabem, em julho de 2020 retornei ao RJ após um bom tempo (e isso está informado em todos os meus documentos de apresentação, redes sociais e Linkedin). Assim sendo, o pacote de telefonia móvel que possuo há vários anos e adquirido quando ainda morava em SP, é extremamente vantajoso em relação a internet, ligações ilimitadas, fora o fato de ser um número já conhecido por centenas de familiares, amigos, empresas e clientes. Logo, pra que mudar de número? Outro ponto, qual sentido faz um profissional se candidatar para atuar em um estado, mas permanecer residindo no outro (independente de ser PJ ou CLT)? Não fica meio óbvio que o profissional quando se candidata para atuar em outros estados, automaticamente já deixa claro que estaria 100% disponível já no primeiro dia, caso contratado?
Na verdade, escrevo esse texto nesse tom levemente crítico e irônico, porque na maioria das vezes em que esses questionamentos são feitos, o tom predominante é de desconfiança, não uma simples forma de esclarecimento. E na verdade, não consigo enxergar razão para desconfiança nesse tipo de negociação, pois como disse anteriormente, quem em sã consciência se apresentaria para atuar em outro estado, sem ter plenas condições para tal?
E só pra finalizar, não duvido que muitas vezes, quando têm essas dúvidas, nem tentam fazer contato pra esclarecer!
Mais alguns itens para a grande lista de reflexões nesse "fantástico" mercado tupiniquim!!!
terça-feira, 6 de outubro de 2020
### DESMISTIFICANDO A TERMINOLOGIA: CNC, CLP, INTERFACE HOMEM - MÁQUINA ###
CNC: Controle Numérico Computadorizado. São informações dimensionais referentes a peça, que permanecem arquivadas em um computador e conectadas à máquina. Em resumo, é um sistema desenvolvido visando o controle de equipamentos por computador, operando principalmente em máquinas-ferramentas ou máquinas-operatrizes. Dessa forma, o componente interpreta o programa CNC e envia os comandos para acionar os eixos da máquina. Normalmente o CNC é encontrado em impressoras 3D, tornos e fresadoras.
CLP: Comando Lógico Programável. Atua como o cérebro da máquina industrial, uma ferramenta mais elaborada que o CNC com recursos do tipo funções lógicas, temporização, contagem, entre outros. Uma das principais características desse comando é a flexibilidade de integrações com vários dispositivos do ambiente de fábrica. Por ser um sistema lógico inteligente, pode ter uma grande gama de aplicações na indústria, permitindo a automação plena em diversos setores – desde que sua programação seja executada corretamente.
Interface Homem - Máquina: Meio utilizado para permitir a interação do operador com a máquina. É o meio pelo qual se recebem informações sobre a produção por meio de telas touch screen e layouts claros. O equipamento faz uso da própria memória e a do CLP para comunicação, economizando a aquisição de módulos de expansão.
sábado, 3 de outubro de 2020
### DESMISTIFICANDO A TERMINOLOGIA: ENGENHARIA DA QUALIDADE ###
Engenharia da Qualidade