Continuando no ciclo de vida ágil, nesta postagem vamos falar sobre a Fase de Especulação
Na especulação, as equipes comercial e técnica devem identificar as funcionalidades da iteração atual. Caso não seja a primeira iteração, devem também revisar funcionalidades anteriores não concluídas. Assim, na especulação, é necessário considerar:
- Novas funcionalidades;
- Funcionalidades na lista de pendências;
- Funcionalidades não concluídas na iteração anterior, que são adicionadas à lista de pendências.
Uma funcionalidade é semelhante a um requisito, porém concentra-se em uma necessidade de negócio específica. Uma funcionalidade é uma pequena função valorizada pelo cliente expressa na forma <ação> <resultado> que permite ao usuário satisfazer uma necessidade de objetivo de negócio. Aqui vão alguns exemplos de funcionalidades.
- Calcular o imposto sobre insumos.
- Exibir o nome e endereço do comprador na fatura.
- Exibir o nome e endereço de envio na fatura.
- Matricular um aluno em um curso.
- Monitorar a conclusão de um curso.
A abordagem tradicional é escrever cada funcionalidade em uma ficha ou Post-it. O uso de uma ficha física que pode ser movida de uma categoria para outra facilita muito a organização e definição de prioridades. Em projetos maiores, ferramentas ágeis simulam a abordagem com fichas. Obtido um conjunto completo de funcionalidades, organize-as em grupos e, com orientação da equipe técnica, revise e priorize as funcionalidades. Nesse processo, normalmente as partes interessadas fazem perguntas sobre as funcionalidades existentes e acrescentam outras. Conversar sobre funcionalidades adicionais é saudável e faz parte do processo ágil, bem como definir as prioridades. Se seu projeto ágil for como a maioria, haverá discussões sobre quais funcionalidades serão contempladas em um projeto futuro, pois haverá restrições financeiras ou de tempo. Com as funcionalidades revisadas, priorizadas e aprovadas pela empresa e pelo patrocinador, você está pronto para começar. A lista de funcionalidades é revisada a cada iteração; portanto, voltaremos a ela. Definidas as funcionalidades, é preciso estimar o esforço necessário para concluí-las. Caso essa seja a primeira iteração, é preciso fazer as estimativas para todas as funcionalidades. Procure trabalhar com os membros da equipe e especialistas em negócios para obter estimativas precisas. Depois disso, é possível criar o Planejamento de Iterações, Marcos e Lançamentos, que vai listar todas as funcionalidades a serem concluídas, a data de conclusão e quando serão implementadas para a empresa.
A fase de especulação não costuma ser demorada. Por exemplo: se a iteração tiver oito semanas ao todo, a fase de especulação deve durar cerca de cinco dias. Porém, em qualquer projeto ágil, a primeira iteração da fase de especulação levará mais tempo, pois é preciso identificar e estimar as funcionalidades para o projeto inteiro, não apenas para a primeira iteração. Nessa fase há um planejamento cuidadoso de cada iteração e priorização das novas funcionalidades e pendências. Esse planejamento ajuda a manter o próximo estágio, exploração, bem definido e centrado.
Então, até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!