Olá, meu caros amigos!
Aqueles que acompanham esse blog, com certeza já viram meus artigos da série intitulada Lições de Liderança. Logo, hoje vou contar a origem deste título!
Certa vez trabalhei em uma empresa, onde mais uma vez, graças a Deus, consegui uma grande fidelização de minha equipe. Como costumo dizer, não havia “tempo ruim” para meu pessoal! Poderia contar com eles para o que precisasse!
Mas, as vezes surgem oportunidades que nos colocam em outros caminhos e, acabei saindo de lá para atuar em outra empresa. O que ocorreu a seguir foi que surpreendeu não só a mim, mas a muitas outras pessoas...
Uns seis meses após minha saída, metade de meu antigo departamento já havia pedido demissão. Passado 1 ano, não havia mais nenhum deles trabalhando lá. Parte pediu pra ser desligada enquanto outros, de tão desmotivados, tiveram tamanha queda de rendimento, que acabaram sendo demitidos.
Como sempre deixei bons contatos por onde passei, tomei conhecimento que, por conta desses fatos, muitos problemas aconteceram por lá. Problemas com licenças, produtividade, auditorias, certificações, clientes, órgãos públicos, enfim, ficou uma situação bem complicada em função da inesperada debandada de meu departamento inteiro, após minha saída.
Mas o que mais me chamou a atenção, foi um fato ocorrido em uma reunião gerencial, a qual foi realizada no período de toda essa “tempestade” que caiu sobre aquela empresa. Fato esse que me foi relatado por um dos que estavam presentes na reunião e ficou impressionado com o que viu e ouviu.
O Diretor da empresa, quase ao fim da reunião, após discussões intermináveis sobre quais estratégias seriam adotadas para contornar toda aquela crise, disse, em tom bem severo, o seguinte: “Nós falhamos terrivelmente, quando não percebemos em que o Carlos estava transformando sua equipe! Que sirva de lição para que não se repita!”
Ouvindo isso, meu antigo gerente pediu a palavra e respondeu: “Olha, me desculpe, mas, com todo o respeito, nossa grande falha foi não perceber a grande LIÇÃO DE LIDERANÇA que o Carlos estava tentando nos transmitir”.
Eu havia simplesmente FIDELIZADO a equipe, de modo que juntos, superássemos todas as dificuldades e desafios que surgiam em nossa caminhada. A equipe era extremamente competente e motivada, pois conseguimos excelentes vitórias e resultados e, sem minha constante cobrança! Eram independentes, sim! E como eram!
Não me vanglorio dos problemas ocorridos após minha saída, pois tenho grande respeito por aquela organização. Tenho certeza que diversos fatores podem ter contribuído para as coisas terem tomado esse rumo. Mas, confesso que, também tenho em meu íntimo, a sensação de dever cumprido. De ter deixado uma verdadeira LIÇÃO DE LIDERANÇA!
Claro que preciso explicar a vocês como faço pra fidelizar e motivar minhas equipes. Mas isso é outra história a ser contada... Grande abraço!
Assista a esse vídeo em nosso canal
Siga nossas mídias clicando no link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!