quarta-feira, 21 de novembro de 2018

ENTENDENDO O SCRUM

Ola, meus caros amigos!

A partir de hoje, vamos explicar de forma bem simples, visando a facilidade de compreensão, o que e a metodologia Scrum.




Sabia que podemos comparar o Scrum com uma partida de Rugby?

No jogo de Rugby, se algum dos jogadores do time (são 15 para cada lado) provocar acidentalmente um impedimento, permitir que a bola caia em um knock on, passá-la para frente, ou se a bola não sair de um ruck ou maul (recomendo uma rapida lida nas regras do Rugby... rs), é usado o Scrum como forma de penalidade. No Scrum do Rugby (tinyurl.com/scrum-rugby), somente oito integrantes de cada time se colocam em formaçao, frente a frente, encaixando suas cabeças de modo igual, padronizado, em forma de túnel. O jogador Scrum-half insere a bola no meio do túnel para que o responsável pelo Scrum (o hooker), faça o recuo para o jogador número 8. Quando a bola sai do tunel, termina o Scrum.

Bom, para que possamos entender o motivo da comparação da jogada Scrum com a metodologia ágil Scrum (gerenciamento de projetos), precisamos voltar algumas décadas e analisar essa relação, a qual foi feita pelos estudiosos japoneses Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, no artigo "The New Product Development Game" (O Novo Jogo de Desenvolvimento de Produtos), publicado em 1986, na revista Harvard Business Review. Segundo eles, o Scrum foi idealizado a partir de um estilo de gerenciamento de projetos que a fábrica de automóveis Toyota utilizava. Ao perceberem que a empresa produzia resultados mais significativos com equipes pequenas e multidisciplinares, fizeram uma associação da eficácia dessas equipes à formação Scrum do Rugby, onde há poucos jogadores, cujo o objetivo é remover o obstáculo da frente do jogador e correr com a bola, para que possa conseguir o máximo avanço possível no campo e marcar pontos.

Nonaka e Takeuchi também fazem uma comparação do Scrum com as regras do Rugby, originadas do futebol, assim como a metodologia do Scrum, a qual tem um profundo embasamento no processo Lean Software Development, utilizado pela Toyota. Vejam que é extremamente importante a preparação física, mental e estratégica para cada partida. Dessa forma, devemos enxergar cada partida de um esporte como se fosse um Sprint (ciclos periódicos da metodologia Scrum). Resumindo, não há como proceder de forma igual, robótica, sem buscar inovação em cada Sprint.

E esse é o grande ponto da relação do Scrum com os times esportivos. É como se virássemos a pirâmide de cabeça para baixo, ou seja, os programadores tem suma importância para o projeto, assim como os jogadores para o time em uma partida. Porem, de nada adianta o gerente do projeto inserir controles, que mais parecem uma auditoria, mas acabam burocratizando e “travando” o desenvolvimento das atividades. No fim das contas, quem faz mesmo a diferença no projeto, são os desenvolvedores, como jogadores no time durante a partida.

Viram só que interessante? Em breve, mais informações sobre a metodologia Scrum pra vocês. Grande abraço!

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