quinta-feira, 5 de novembro de 2020

NOSSA VISÃO SOBRE SELEÇÃO DE CANDIDATOS



Ao longo de minha vida profissional e também em minhas andanças pelo Linkedin vejo, até com uma certa frequência, que há uma carência no que tange a gestão de equipes, condução de processos seletivos, critérios de seleção, etc. Diante disso, gostaria de compartilhar com vocês, de forma resumida, a metodologia que uso para selecionar colaboradores para minhas equipes.

Primeiro peço para o RH selecionar um determinado número de currículos. Atingido esse número, peço que todos sejam enviados para mim. Eu leio todos! Na íntegra e sem usar recursos tecnológicos para “caçar” palavras chave. Vou no clássico “olhômetro”! Uso horário de trabalho, mas quando não dá, leio na hora do almoço, em casa, no banheiro, no café, no transporte público, onde e quando der! Muitos podem pensar “como assim?”, “e a qualidade de vida?”, “e os horários de descanso?”. Acreditem, como poucos eu sei da importância dos horários de folga e que os mesmos devem ser respeitados. Mas vejam, processos seletivos em um mesmo departamento não são frequentes, tipo, durante todo o ano. Pelo menos não deveriam! Se ocorrer isso, aí deve-se ligar um alerta BEM SONORO na organização, pois um problema significativo está em curso! Dessa forma, todos sabemos que em alguns momentos, em nossa jornada profissional, sacrifícios são necessários. Capitão Nascimento do Tropa de Elite já dizia: “Quem foi que falou que a vida é fácil?” Não sendo rotina diária durante o ano inteiro, não vejo problema nenhum em agir dessa forma, pois é até uma maneira de mostrar respeito a todos os candidatos que enviaram seus currículos.

Bom, voltando... Após ler todos os currículos, envio para o RH aqueles que destaquei conforme os critérios que uso:

1) Conhecimento Técnico

2) Formação (acadêmica, cursos, certificados, etc)

3) Multiskill

Deixo o RH fazer suas análises, conforme seus critérios, mas não abro mão de que todos os que selecionei sejam chamados para entrevista.

Para as entrevistas, uso o mesmo critério. Se o RH quiser entrevistar antes, ok, mas faço questão de entrevistar todos também, pois não concordo com eliminações baseadas apenas em avaliações comportamentais. Por isso prefiro, sempre que possível, fazer a entrevista junto com o RH.

Nessa avaliação conjunta, somo aos critérios usados para selecionar currículos, a confirmação sobre mais alguns pontos do candidato:

1) Fidelidade

2) Disponibilidade

3) Conduta Ética

4) Disposição para se manter atualizado no mercado (formação, cursos, etc)

Pontos que não considero de forma alguma (seja para contratar ou rejeitar):

1) Vestuário

2) Opção sexual

3) Local de moradia

4) Filhos

5) Ideologia política

E todo o resto que não seja minimamente relevante para atividades profissionais... Até porque a vida pessoal dos colaboradores não é do nosso interesse. Cada um sabe da sua!

Aí sim, podemos dialogar a respeito do postulante a vaga e, se for o caso, tomar uma decisão conjunta.

Graças a Deus, ao longo de minha vivência profissional, sempre tive um ótimo relacionamento com as equipes de RH e isso sempre favoreceu esses processos.

E dessa forma, posso dizer até com uma certa satisfação e orgulho, que sempre fui muito feliz na construção de equipes. Times sempre vitoriosos e de alta performance! 

Caso queiram entender mais sobre meus conceitos para montar times vencedores, recomendo a leitura do artigo abaixo: 

https://sjconsultoria.blogspot.com/2020/09/receita-para-montar-uma-equipe-vencedora.html

Grande abraço e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo a Souza Júnior Soluções em Consultoria! Obrigado por seu comentário!