domingo, 26 de julho de 2015

LIÇÕES DE LIDERANÇA: EMBALANDO FARDOS

Meus caros amigos, recentemente, fazendo compras em uma loja de tecidos no Brás, bairro da cidade de São Paulo, tive contato com um senhor que me mostrou um grande exemplo de liderança.
Enquanto verificava os itens que compraria na loja, fiquei reparando nas orientações que dava a um jovem que estava iniciando no estabelecimento.



Fiquei impressionado com o nível de detalhe e preocupação que aquele senhor tinha em passar as orientações de como enfardar um embrulho de tecidos. Foi específico no tamanho das fitas para amarrar as duas extremidades do fardo, o modo de embalar e preparar as extremidades para a amarração, além de esticar o fardo, cortando as mesmas extremidades, após fechar, para não desperdiçar o tecido do fardo.
Por fim, foi muito cuidadoso também ao orientar a anotação no corpo do fardo, referente ao tipo do material, nome do destinatário e número da nota fiscal. Uma coisa me chamou a atenção nessa orientação: o senhor era o dono da loja! Que lição de liderança! Ele pôs a "mão na massa" todo o tempo! Exerceu a essência da liderança. Ensinou detalhadamente como fazer, teoria e prática ao mesmo tempo. Dessa forma, sua visão é perfeita sobre resultados: sabe que o aprendiz em pouco tempo dominará a atividade, terá ganho de tempo no decorrer do trabalho e ainda evitará desperdícios de material!
Tive que compartilhar essa experiência, até para ajudar nossos líderes (ou os que se acham líderes) a reconhecerem como realmente devem se portar, independente do cargo, nível ou hierarquia. Do Presidente de uma organização a um Líder de turno! Todos têm a obrigação de ensinar, claro que guardadas as devidas proporções de cada posição, pois se atingiram determinado patamar, tendem a possuir experiências a compartilhar com suas equipes, as quais ajudarão a construir um time de alto desempenho.
Tenho a certeza que, a atuação sendo exatamente dessa forma, de acordo com essa fantástica lição dada por esse senhor da loja do Brás, as organizações otimizarão e muito seus processos, garantindo aprendizado, fidelidade dentro do time, eficácia e bons resultados, além de reduzir perdas de tempo e recursos e, consequentemente, reduzindo custos sem perdas de qualidade de produtos e serviços.
Um grande abraço a todos!  

domingo, 19 de julho de 2015

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO - INTRODUÇÃO

Olá, meus caros amigos! Muitos devem estar se perguntando: o que tem a ver um vídeo do Bruce Dickinson do Iron Maiden com a questão do assédio moral? Bom, vamos começar com a tradução:

THE GOOD THAT MEN DO, IS OFTEN INTERRED WITH THEIR BONES
(O bem que os homens fazem, é muitas vezes enterrado com seus ossos)

BUT THE EVIL THAT MEN DO, LIVES ON!
(Mas o mal que os homens fazem, permanece vivo!)


É bem por aí, meus amigos.

Em nossa vida profissional, vivenciamos diversas situações. Algumas gloriosas, outras adversas. Quando vivemos as gloriosas, é muito bom! Traz satisfação, motivação, em algumas vezes conquistas. Muitas pessoas nos ajudam e comemoram junto conosco nesses momentos. Mas é fato que, com o passar do tempo, toda essa emoção vai se diluindo e a vida segue, rumo a novos desafios. Assim como tudo de bom que nos fizeram e nos disseram acaba entrando em nosso arquivo mental, ficando um pouco no esquecimento. Claro que eventualmente relembramos, até para darmos bons exemplos motivacionais. Mas normalmente, por ter sido bom, e o que nós sempre queremos que aconteça é exatamente vivenciarmos coisas boas, acaba sim ficando um pouco sem destaque em nossa memória.

Agora, por outro lado, quando sofremos ofensas, infortúnios, desaforos, agressões verbais, em nosso ambiente de trabalho, isso fica marcado em nossa mente. Essas situações marcam mais negativamente do que os projetos que eventualmente não conseguimos finalizar ou resultados que não conseguimos alcançar. São momentos como esses que muitas vezes destroem a vida profissional de alguém e, convenhamos, é totalmente desnecessário.

A isso chamamos de assédio moral, que é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. E isso permanece vivo na memória de quem já sofreu, não tenham dúvidas. É o mal feito por alguém que se eterniza na alma de quem sofreu.


Esse é o ponto de partida de nossa nova série de artigos e vídeos - ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO - conforme a série anterior - LIÇÕES DE LIDERANÇA - muito bem recebida por todos os amigos. Nas próximas postagens, nós detalharemos os tipos de assédio moral, quais as fases, perfil dos agressores e das vítimas. Na sequência apresentaremos dicas para as empresas, sobre como evitar essas ocorrências, evitando que o nome da organização seja manchado por conta de atos irresponsáveis. E também apresentaremos dicas aos colaboradores, para ajudá-los a se defenderem dessa prática abominável.

Por fim, colocaremos algumas experiências próprias, até para ajudar a quem já sofreu. Quando compartilhamos nossas dores, fica melhor para suportar e buscar a recuperação.

Vamos lá, pessoal! Vamos combater esse mal terrível!

Abraço!