domingo, 10 de julho de 2016

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL


Olá, meus caros amigos!

Hoje nós vamos falar sobre as bases de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), principalmente para a elaboração de uma apresentação para integração e reciclagem de colaboradores. Para isso, vamos tomar como referência o modelo SOLICE.


Um Sistema de Gestão Ambiental, é a estrutura organizacional, suas atividades, responsabilidades, práticas, procedimentos e processos, bem como os recursos necessários para demonstrar o reconhecimento da organização de que a Gestão Ambiental é prioritária e fator determinante do desenvolvimento sustentável. É um conjunto de métodos que permite a uma organização atender as necessidades ambientais sociais e legais, pertinentes as suas atividades.
Nos dias atuais, o mercado, sendo cada vez mais exigente, vê com bons olhos a certificação ISO 14001. Apesar de não haver uma obrigatoriedade legal para esta certificação, um Sistema de Gestão Ambiental deve estar implementado e comprovadamente operante, logo é indispensável para a sustentabilidade da organização.

Bom, vamos lá então. O primeiro passo é apresentar a empresa e seu SGA, conforme slide abaixo:
Importante colocar também o local, ano e o responsável pela atividade.

Na sequência, apresentar a política ambiental da empresa.
Neste exemplo, não colocamos a política da SOLICE, pois é uma política integrada (Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho). Caso queiram ver nossa política, ente em nosso site: www.sjsolice.com.br

No próximo slide, informar no detalhe quem é o responsável pelo SGA, com foto, nome, cargo e uma breve apresentação de suas qualificações:
Agora, é importante que sejam apresentados os objetivos do SGA:

Deve ser deixado bem claro a importância de cada objetivo e que a participação de todos é fundamental para que os mesmos sejam atingidos.

Após a apresentação dos objetivos, faça uma breve explanação sobre o conceito de Meio Ambiente:
Faça com que todos entendam que o Meio Ambiente envolve todos nós (nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, etc). Esclareça que Meio Ambiente não é somente proteção as baleias ou aos animais silvestres. Temos que protegê-los sim, porém tem muitas outras coisas envolvidas! 

Dando sequência, apresente os constituintes do Meio Ambiente:
Aqui, aborde item a item, apresentando brevemente a importância de cada um. Fale sobre o fato dos rios serem fontes de nossa água para consumo, os mares como fontes de alimentos e diversão nas praias, o solo em relação a agricultura e a moradias, o ar que respiramos. Explique o que é flora (plantas, vegetais) e fauna (animais), o Sol (nossa fonte de vida), o ser humano, que é responsável pelas maiores intervenções no meio ambiente, mas que tanto depende dele para sobreviver e a paisagem, que representa uma imagem de equilíbrio ambiental quando tem boa aparência. A paisagem de um ambiente saudável, transmite paz e é importante para nossa qualidade de vida. Após falar de cada item, reforce o quão importante é que os mesmos estejam equilibrados entre si e como são representativos para nosso bem estar.

Na mesma linha de raciocínio, apresente agora os efeitos mais nocivos causados ao meio ambiente pelo homem:
Explique brevemente a relação entre efeito estufa e aquecimento global e os gases responsáveis por esse efeito (dióxido de carbono e outros gases). Também apresente as causas e consequências da chuva ácida (óxidos de enxofre e outros) e da degradação da camada de ozônio (CFC).

Agora defina o que é Aspecto Ambiental e Impacto Ambiental:
Deixe bem claro que todo aspecto gera um impacto.

Seguindo com a apresentação, apresente a definição para Desenvolvimento Sustentável:
Reforce o conceito com a afirmação "sabendo usar, não vai faltar".

No próximo slide, defina o que é e como funciona Sistema de Gestão Ambiental da empresa:
Reforce que a empresa tem grande zelo pelo SGA e que tudo está descrito em procedimentos, aos quais todos terão acesso e treinamento.

Agora apresente o conceito de Boas Práticas Ambientais:

Ao longo da apresentação, creio que perceberam a importância da personalização dos conceitos utilizando o nome da empresa: SSGA (Sistema SOLICE de Gestão Ambiental) e SBPA (SOLICE Boas Práticas Ambientais). Faça isso com sua empresa, pois é muito importante para criar um elo de identificação, facilitando ao colaborador abraçar a idéia e ter a empresa como uma referência positiva.

Em seguida, apresente então as Boas Práticas Ambientais da empresa:


Esses são critérios básicos, pois são os mais impactantes em qualquer organização.

Na sequência, detalhe e exemplifique cada um dos itens BPA:





Reforce mais uma vez a importância que cada colaborador tem para que essas boas práticas se cumpram, desde os que trabalham no administrativo, aos que executam atividades operacionais.

Neste próximo slide, defina o que é coleta seletiva, sua importância e apresente exemplos de coletores com as cores padronizadas:
Deixe claro que esse é um princípio básico!

Finalizando, deixe uma mensagem ressaltando a importância que cada um tem em relação ao meio ambiente:
Lembre a todos que o meio ambiente, na verdade, é o meio em que vivemos, somos todos nós. Por isso precisamos garantir seu equilíbrio e manutenção.

Ah, importante! Não deixe de agradecer:
Bom, aí está, meus amigos! Caso queiram esse modelo, peço que deixem um comentário em nosso blog e também façam sua inscrição. É muito importante para a manutenção de nosso trabalho! Visitem também nosso site e façam sua solicitação em nossa área de contatos. Deixem seus dados e enviaremos o arquivo. Podem também solicitar pelo email souza.junior@sjsolice.com.br.

Gostaríamos muito também de uma oportunidade de visitar sua organização para aplicação de treinamentos ou palestras. Entrem em contato conosco (conforme orientações acima) e agende uma visita nossa, para que possamos apresentar mais detalhadamente nossas atividades. Também realizamos auditorias e preparamos sua empresa para certificações diversas.

Temos certeza que podemos contribuir e muito para vosso crescimento e evolução!

Grande abraço e até a próxima, se Deus quiser!





 

quinta-feira, 30 de junho de 2016

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO - FASES DO ASSÉDIO


Olá meus caros amigos!

Estamos de volta as nossas postagens, dando andamento desta vez a nossa série Assédio Moral no Trabalho, onde tentaremos apresentar como se forma e  se conduz esse tipo abominável de prática que infelizmente a cada dia torna-se mais comum nas organizações.
Na postagem anterior sobre o tema, falamos sobre os tipos de assédio. Hoje falaremos sobre as fases do assédio moral no trabalho.

 

 

Fase 1

Tem início dentro de conflitos que normalmente surgem nas empresas, até por conta da diversidade de interesses e de perfis. Por conta disto, ocorrem problemas que podem alcançar soluções positivas por meio do diálogo ou, pelo contrário, podem representar o início de um problema mais profundo, o qual vem a consolidar-se na fase seguinte.

 

Fase 2

Na segunda fase de assédio, tem início o fenômeno da estigmatização, ou seja, o agressor "abre sua caixa de ferramentas" e começa a por em prática todo o tipo de estratégia com fins de humilhação em relação ao seu alvo. Para tanto, faz uso de uma série de comportamentos maliciosos, com a única finalidade de rotular e classificar pejorativamente a vítima, de modo a ridicularizá-la e isolá-la socialmente e profissionalmente. O objetivo passa a ser desconsiderá-la junto dos seus colegas, desmerecendo seu trabalho e desacreditá-la no seu ambiente laboral. As pessoas são colocadas na "geladeira", ou seja, deslocadas para atividades insignificantes ou simplesmente esquecidas.
Nesta fase, a vítima muitas vezes não consegue acreditar no que está passando e, costuma inclusive negar as evidências perante o resto do grupo a que pertence. Nada do que o assediado diz tem valor ou deve ser ouvido. Dessa forma, a vítima começa a buscar o isolamento e procura superar suas supostas deficiências, aumentando em demasia o seu ritmo de trabalho e sua produção. Porém, como isso não resolve, ela se afunda ainda mais no caminho de auto-isolamento. Na continuidade do processo, não são raros os casos em que há o comprometimento da saúde do assediado.

 

Fase 3

Esta é a fase em que a empresa tem a oportunidade de intervir, uma vez tendo tomado conhecimento da situação. Há dois caminhos que podem ser seguidos pela organização:

Solução positiva: Quando a direção da empresa realiza uma investigação detalhada sobre o conflito e verifica se decide trocar o trabalhador ou o agressor de posto. Também é uma oportunidade para, uma vez identificado o problema e sua causa raiz, atuar de modo a evitar esse tipo de recorrência.

Solução negativa: Quando a direção resolve que o trabalhador assediado é a causa do problema, passando a reparar em suas características pessoais e profissionais distorcidas e manipuladas, tornando-se cúmplice do conflito.

 

Fase 4

Esta fase é conhecida pelo tom de marginalização ou exclusão da vida laboral, ao qual a vítima é sujeitada. Muitas vezes pode resultar no abandono do trabalho por parte da vítima e, em casos mais extremos, os trabalhadores assediados podem chegar ao suicídio!
Sei que muitos podem pensar que suicídio é um exagero nestes casos. Podem julgar e classificar as pessoas que buscam esse caminho como fracas de mente e espírito. Mas lembrem de uma coisa: ninguém é igual a ninguém! Existem sim uns mais equilibrados e outros mais frágeis, mas não é por isso que vamos sair por aí tripudiando de qualquer um.
É muito importante colocar em mente que uma atitude indevida de nossa parte, pode causar um transtorno terrível na vida de alguém. Mais vale tentar ajudar, apoiar uma pessoa em dificuldades profissionais (claro, se ela quiser, obviamente), do que repudiá-la ou desrespeitá-la. 

Em nossa próxima postagem sobre o tema, falaremos sobre os perfis das vítimas e dos agressores. Mas já podemos iniciar uma forte reflexão sobre o tema assédio moral, levando em conta os pontos já abordados até aqui.

Um grande abraço, meus caros amigos e até a próxima,se Deus quiser.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

NOVIDADES!

Olá, meus caros amigos da SOLICE! Estamos de volta após alguns meses sem postagens. E aproveitando esse belíssimo texto de Bob Marley, quero dizer que vamos "bombar" de informações e temas importantes para todos!
Em 2016, continuaremos com nossa série sobre assédio moral no trabalho, daremos mais foco em boas práticas de fabricação e boas práticas de meio ambiente, além de reforçar conceitos sobre segurança do trabalho.

Ah, e não poderia deixar de falar nas nossas famosas LIÇÕES DE LIDERANÇA! Essas vão continuar sim, com nossas vivências pessoais e também com as que forem compartilhadas conosco.

Compartilhadas? Como assim?

Pessoal, essa é nossa maior novidade! Contamos com vocês para ajudar a escrever nosso blog! Mandem email para nós contando suas experiências profissionais e seus dramas, no mundo corporativo. Também enviem sugestões sobre temas técnicos diversos. Nós queremos apresentar aquilo que vocês necessitam. E ninguém melhor que nossos amigos para nos ajudar a construir esse cenário.

Nosso email é: souza.junior@sjsolice.com.br

Se você tiver uma crítica, mande pra cá também!Serão todas bem recebidas. Seja por email, ou também nos comentários do blog.


Em nosso canal do YouTube (SOLICE), temos novo tema de abertura e atualizaremos os vídeos com esse novo formato. Também revitalizaremos os vídeos mais antigos, pois esses realmente, apesar de terem um bom conteúdo, tinham um formato que deixavam um pouco a desejar.

É isso, meus amigos... novos tempos... cara nova e vamos pra cima!

Grande abraço!