domingo, 9 de agosto de 2015

VONTADE + UNIÃO = VITÓRIA!

Meus caros amigos, recentemente, uma publicação de um amigo no Facebook me fez refletir um pouco, me levando a escrever esse artigo em nosso blog. Leiam com atenção:
"Um "Grande Empresário" de Feira de Santana(é como ele se denomina), desligou uma ex funcionária sem justa causa, e falou pra mesma que só irá pagá-la na justiça!!! Após o fato, o mesmo disse que, quem é empresário em Feira de Santana, se pagar as contas e impostos corretamente, não sobrevive!!!! Uma postura muito parecida com um vereador que falou dias atrás que se um político não for corrupto não sobrevive!!! O mau caráter dessas pessoas cada vez surpreende mais...."
Meus amigos, infelizmente e lamentavelmente, hoje tenho a certeza que, de poucos anos para cá, boa parte das empresas e seus pseudo líderes, passaram a adotar essa postura com total ausência de moral e ética. Há de se efetuar um esforço muito grande, árduo e penoso, para que se consiga reverter essa prática, provando que o melhor investimento a ser feito é no capital humano, o qual constitui o fator que realmente faz a diferença em qualquer organização. Difícil, mas não impossível. Basta ter vontade, bom caráter, sensibilidade e honestidade! Isso gera fidelidade e consequentemente, bons resultados!
Partindo desse episódio, me atentei a algumas frases que ouvi ao longo de minha vida, que soltas, são apenas frases de impacto, mas bem alinhadas, montam um belo quebra-cabeça. Segue a primeira:

“Você não é derrotado quando perde. Você é derrotado quando desiste.” ~ Dr. House

Veio em boa hora. Como tem muita gente que tenta jogar você pra baixo, de modo a justificar a própria incompetência, fica aí o recado. Pegando embalo no contexto do quebra cabeça, aproveito pra completar com esse trecho de uma música do Rapa:

"Podem os homens vir que não vão me abalar
Os cães farejam o medo,
Logo não vão me encontrar"

E meus caros, bateu nostalgia mesmo. Me lembrei também de uma frase dita pelo Renato Russo, em uma entrevista dada a um programa de rádio no final dos anos 80:

"Nunca, nunca, nunca, deixe que as pessoas digam, que o que vocês acreditam, é babaquice. Que de repente o sonho de vocês não vai dar certo"

Perceberam que essa frase foi tão marcante pra mim, que mesmo depois de tanto tempo, lembro detalhadamente de cada trecho, como se estivesse no final de minha adolescência, ao lado do rádio, ouvindo a mensagem.

Se analisarmos bem, cada palavra dita aqui faz sentido para nosso objetivo, que é lutarmos por uma liderança cada vez mais consciente da necessidade do respeito pelos colaboradores, que são indiscutivelmente as peças mais importantes para o sucesso de cada organização.
Apesar de árdua em alguns momentos, não podemos nunca desistir da luta. Por mais que nos joguem para baixo, por mais que venham frustrações, temos que nos manter firmes. O que não dá certo hoje, dará certo amanha. O que não dá certo aqui, dará certo em outro local. Por isso também é importante não ter medo. Seja forte quanto as suas qualidades e convicções! A competência é relativa. Se não estiver dando certo, não é pelo fato de você ser incompetente. É porque talvez você esteja fora do perfil do departamento ou da empresa, ou então fatores extra profissionais estão conspirando contra seu sucesso. Mas não é incompetência! Vou usar um clássico infantil para provar essa minha afirmação:
Lembram da história do patinho feio? Enquanto filhote, todos o desprezavam e o achavam horrível. Mas quando cresceu, viram que se tratava de um cisne, muito mais belo que qualquer pato. É isso! Muitas vezes você pode estar em um "ninho" errado e sofrer horrores. O que se pode fazer é buscar o "ninho" correto dentro da mesma organização ou em outra. Ou então, a própria organização pode escolher se vai tratá-lo como "patinho feio", ou parar para analisar se você não é na verdade um "cisne", investindo nas suas reais qualidades, evitando perdê-lo quem sabe para um concorrente. A verdade é que seu momento de vitória chegará. Você precisa sempre sim, se manter firme e resistir a todas as desventuras que surgirem.
Podem perguntar: "Ah, então não existem incompetentes?" Sim, eles existem. Mas são facilmente detectáveis. Um bom exemplo são aqueles que não se esforçam e não assumem suas falhas, e acabam tentando transferir para os outros os seus fracassos. Vivem dizendo que não atingem os objetivos por conta da incompetência dos colegas ou dos subordinados. Com isso, algumas vezes, acabam até rejeitando boas propostas, boas idéias, para exatamente nos jogar para baixo e criar um clima depressivo, buscando ofuscar nosso brilho. E olha que muitas vezes, as idéias recusadas acabam, na surdina, sendo absorvidas por esses elementos de péssimo caráter. Ou seja, o cidadão diz que sua idéia não presta, porém passa o tempo e apresenta a idéia dizendo que foi dele. Mas isso falaremos melhor em nossa série sobre assédio moral no trabalho.

Dessa forma, amigos, digo o seguinte: temos que nos unir! É muito importante buscar o apoio de quem pensa como nós. Os aliados podem nos ajudar nesses momentos, comprando nossas propostas e defendendo-as junto conosco. Só precisamos tomar cuidado na escolha e seleção desses parceiros. Vejam um grande exemplo de união, tudo bem que foi no campo das artes, mas que deu muito certo. Mil músicos da cidade de Cesena, na Itália, se reuniram para tocar uma música do Foo Fighters, na intenção de sensibilizar a banda para tocar novamente no local (a última vez foi em 1997). Deixo em sequência, primeiro o vídeo da apresentação dos músicos ao ar livre e logo após, o vídeo de David Grohl, guitarrista e vocalista do Foo Fighters, elogiando a postura do pessoal da cidade e dizendo que farão em breve uma apresentação por lá. Realmente emocionante! Não foi fácil organizar o evento, foi um longo período de preparação, porém valeu o esforço. Assistam os vídeos, pois vale muito a pena e, lembrem-se de nunca desistir e sempre acreditar nos próprios talentos. UM GRANDE ABRAÇO E CORAGEM, POIS VOCÊ PODE MUITO MAIS!!!!!

APRESENTAÇÃO DOS MIL MÚSICOS DE CESENA


DEPOIMENTO DE DAVID GROHL SOBRE O EVENTO