Já escrevi outros artigos aqui citando Dale Carnegie e seu best seller Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas. E posso dizer que não me canso nem me cansarei de citá-lo, pois ele é uma de minhas maiores referências em liderança e abordagem de pessoas.
Hoje falaremos de uma carta de apresentação que li nesse mesmo livro, página 89, 51ª edição da Companhia Editora Nacional. Vejam o texto e na sequência faremos uma rápida explanação a respeito:
"Barbara Anderson, que trabalhou num banco de Nova York, estava disposta a mudar para Phoenix, Arizona, devido à saúde do filho. Empregando os princípios que havia aprendido em nosso treinamento, escreveu a seguinte carta e a enviou a doze bancos de Phoenix:
Prezado senhor
Meus dez anos de experiência bancária seriam de interesse a um banco que cresce tão depressa quanto o do senhor.
Tendo trabalhado em várias funções no Bankers Trust Company, de Nova York, o que me propiciou alcançar meu atual cargo de gerente de agência, adquiri muita experiência e habilidade em todas as fases bancárias, incluindo relações com depositantes, créditos, empréstimos e administração.
Estarei de mudança para Phoenix no próximo mês de maio e tenho certeza de que poderei contribuir para o seu crescimento e rendimento.
Estarei em Phoenix no dia 3 de abril e gostaria de ter a oportunidade de mostrar ao senhor de que modo poderei colaborar com os objetivos de seu banco.
Atenciosamente
Barbara L. Anderson
O leitor acha que a Sra. Anderson recebeu alguma resposta a essa carta? Pois onze dos doze bancos convocaram-na para uma entrevista e ela ainda pôde escolher que oferta aceitar. Mas por quê? A Sra. Anderson não mencionou o que ela queria, mas escreveu de que modo poderia ser útil, enfocando não as necessidades dela, mas as deles"
Pessoal, vemos que por esse exemplo, a Sra. Anderson, na mesma frase em que exalta sua experiência, também exalta a grandiosidade da empresa a qual se candidata. Ela também reforça a qualidade de seu crescimento profissional, ao longo das funções vivenciadas. Por fim apresenta, com uma certa dose de humildade, a possibilidade de contribuir com a empresa, pleiteando uma oportunidade de apresentar suas qualificações, porém sem perder a firmeza e confiança em sua competência, o que com certeza transmitiu muita credibilidade aos que solicitaram seu comparecimento para entrevistas.
Posso garantir que adotei essa carta de apresentação como modelo, principalmente quando me mudei para Guarulhos / SP e os resultados foram muito bons, já que apenas 30 dias após minha chegada nesta cidade, consegui me recolocar em uma indústria da região. E isso sem contar as entrevistas que fiz nesse meio tempo!
Grande abraço!